O ex-primeiro-ministro australiano Kevin Rudd pediu um inquérito ao governo sobre os media australianos da News Corp de Rupert Murdoch, tendo já garantido mais de 46 mil assinaturas para uma petição em apenas dois dias, informa a agência “Reuters” este domingo, 11 de outubro.
Kevin Rudd foi primeiro-ministro de 2007 a 2010 e por um curto período de 2013, criou uma petição para pedir ao parlamento a criação de uma comissão para investigar o que classifica de “abuso do monopólio dos media na Austrália, em particular pelos media de Murdoch”.
“A verdade é que Murdoch tornou-se um cancro arrogante na nossa democracia”, referiu Kevin Rudd na sua conta de Twitter no sábado, pedindo às pessoas que assinem a petição, que deve ser apresentada à Câmara dos Representantes a 5 de novembro.
O parlamento da Austrália não é obrigado a responder às petições, ao contrário do Reino Unido, onde as petições com mais de 100 mil assinaturas são consideradas para debate no parlamento.
Os jornais da propriedade da Murdoch’s News Corp na Austrália incluem o “The Australian”, “Daily Telegraph”, “Herald Sun” e “Courier Mail”. Fora do país contam-se publicações como o “The Wall Street Journal” e o “New York Post” nos Estados Unidos, e “The Sun” e “The Times” no Reino Unido.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com