O PSD defendeu que nada justifica os montantes tão dispares que são atribuídos à Madeira e aos Açores por via do Orçamento do Estado. “Não estão em causa os valores recebidos pelos Açores mas os montantes recebidos a menos pela Madeira. Nas transferências para as regiões autónomas acontece sistematicamente a Madeira ficar muito aquém dos Açores”, afirmou Carlos Rodrigues, deputado social democrata.
“São 155 milhões de euros a menos que a Madeira recebe. São menos 30%. E aqui está considerado tudo. A Lei das Finanças Regionais (LFR), autarquias, Segurança Social, PIDDAR”, reforçou Carlos Rodrigues.
O social democrata que a argumentação de que os “os Açores têm mais ilhas que a Madeira” e os critérios das LFR são argumentos que “não colhem”.
Carlos Rodrigues afirmou que apesar de a Madeira e os Açores serem arquipélagos com dispersões diferentes, “a população da Madeira tem mais 10 mil pessoas”. O social democrata acrescentou que em 12 anos os Açores receberam mais 1700 milhões de euros do que a Madeira.
“Os critérios nas LFR não justifica a diferença. Ano apos ano os Açores recebem mais 30%. Em 2010 essa diferença atingiu os 42%. Nestes 12 anos o PS governou oito e nada fez para alterar esta situação. Vejamos o ridículo da manipulação destes valores nas transferências para municípios, como o Porto Santo e o Corvo. O Corvo tem 17 km2 e 430 habitantes, e o Porto Santo tem 42 km2 e 5483 habitantes. O Porto Santo tem 2,5x mais área e 13 vezes mais população. O Porto Santo deveria receber muto mais que 2,3 milhões para o porto santo e o corvo recebe 1,9 milhões de euros”, explicou o social democrata.
atualizado às 11:14 – correção dos valores da área do Corvo e Porto Santo
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com