[weglot_switcher]

AG da Mutualista Montepio aprova contas e alterações aos benefícios

Assembleia geral extraordinária, que reuniu em segunda convocatória, aprovou com maioria de 99% as propostas de modificação do regulamento de benefícios, e, por uma maioria de 97%, as contas consolidadas e parecer do conselho fiscal.
Cristina Bernardo
15 Outubro 2020, 23h56

Os associados da Associação Mutualista Montepio acabam de aprovar, em assembleia geral e por larga maioria de 99%, as propostas apresentadas de modificação do regulamento de benefícios, assim como, por uma maioria de 97%, o relatório e contas consolidadas e o parecer do conselho fiscal, referentes ao exercício de 2019.

A instituição liderada por Virgílio Lima diz em comunicado que a votação resultou na aprovação da proposta de alteração parcial do regulamento de benefícios no que se refere à taxa técnica para novas modalidades do Grupo III abertas a subscrição, taxa de rendimento e penalização por reembolso das modalidades mutualistas Poupança Complementar e Montepio Poupança Reforma.

Foi também aprovado o relatório e contas consolidadas e parecer do conselho fiscal “(consolidação das contas individuais do Montepio Geral Associação Mutualista com as contas das diversas entidades nas quais o MGAM detém uma participação qualificada [consolidação por equivalência patrimonial] e com as entidades nas quais detém a maioria do capital e o domínio da gestão [consolidação integral], com destaque para o subgrupo segurador – Montepio Seguros, SGPS e, em especial, o subgrupo bancário da Caixa Económica Montepio Geral/Banco Montepio)”, lê-se no comunicado.

Nas contas consolidadas a auditora da Associação Mutualista Montepio Geral, PwC, apresentou reservas significativas às contas da dona do Banco Montepio. A PwC alerta para o facto de os capitais próprios da Mutualista e os ativos por impostos diferidos se encontrarem “sobreavaliados por um montante materialmente relevante, a magnitude do qual não estamos em condições de quantificar, dada a incerteza inerente às projeções dos resultados tributáveis da Montepio Geral Associação Mutualista”.

A reunião teve lugar no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, tendo contado com a participação de mais de 150 associados.

“Em quadro de pandemia, a participação dos associados nesta assembleia confirma a natureza democrática da associação  e o poder atribuído aos associados de deliberarem sobre o presente e futuro de uma instituição incontornável na esfera da economia social em Portugal e na Europa e que, neste mês de outubro, celebra 180 anos de história e atividade”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.