[weglot_switcher]

Rui Moreira: “Lufthansa transporta hoje mais passageiros para o Porto do que a TAP e não custa um cêntimo ao erário público”

“O que para a TAP é mau negócio parece ser bom negócio para a Lufthansa, companhia de bandeira que hoje transporta mais passageiros de e para o Porto do que a TAP e não custa um cêntimo ao nosso erário público”, disse Rui Moreira depois de nova polémica esta semana com as rotas da companhia aérea na cidade invicta.
Lusa
17 Outubro 2020, 12h26

Rui Moreira voltou a criticar a TAP e a sua postura em relação à cidade do Porto. Depois da polémica esta semana devido às declarações do ministro das Infraestruturas no Parlamento, o autarca do Porto volta agora a criticar a companhia aérea num artigo de opinião publicado no Expresso, intitulado: “É difícil gostar de quem nos abandona”.

“Se o interesse estratégico é, apenas, o de promover Lisboa, então concentrem a operação na capital mas disponibilizem verbas proporcionais ao Norte, ao Algarve, à Madeira e aos Açores, que seguramente não terão dificuldade em encontrar outros motores, e outros operadores aéreos que apostarão na sua retoma”, escreveu o autarca nas páginas do Expresso.

“Sei que alguns continuarão a dizer que se a TAP não oferece serviço ao Porto é porque esse não é um bom negócio. Disseram-no quando era semiprivada e continuarão a dizê-lo agora. Curiosamente, o que para a TAP é mau negócio parece ser bom negócio para a Lufthansa, companhia de bandeira que hoje transporta mais passageiros de e para o Porto do que a TAP e não custa um cêntimo ao nosso erário
público”,   segundo Rui Moreira.

A nova polémica começou esta semana quando o ministro das Infraestruturas no Parlamento disse que quatro rotas a partir do Porto estavam a dar prejuízos à TAP.

“Depois de tomarmos uma posição mais assertiva na empresa, ainda antes de estar fechado o negócio [compra da participação de David Neeleman pelo Estado português] foram abertas quatro rotas no Porto – Amesterdão, Milão, Zurique e Ponta Delgada. Nestas quatro rotas estamos com 46% da lotação em média. Foram criadas em resposta a um desafio que foi lançado e são neste momento um prejuízo para a TAP”, afirmou Pedro Nuno Santos.

Depois das declarações do ministro, o autarca do Porto reagiu esta sexta-feira. “Pelos vistos, são as quatro rotas do Porto que dão prejuízo à TAP. As rotas de Lisboa darão lucro. Se são as quatro rotas do Porto que dão prejuízo, pare com elas. Mas, por favor, incorpore a TAP na Carris ou na muito rentável Soflusa. Nós não nos importamos, havemos de encontrar uma solução”, disse Rui Moreira nas redes sociais.

Um dia depois, o ministro das Infraestruturas veio corrigir o tiro e disse que há mais rotas da TAP a dar prejuízo, não só as do Porto. “A TAP está neste momento a perder dinheiro em praticamente todas as rotas, incluindo aquelas que se fazem a partir do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Esse é, como é visível, o cenário em praticamente todo o setor da aviação”, disse o ministério das Infraestruturas na sexta-feira.

Segundo a tutela, atualmente “existem 11 rotas operadas pela TAP a partir do Porto e que, apesar de praticamente todas as companhias estarem a reduzir fortemente a operação no Inverno, a TAP vai manter 10 rotas no Porto. Ou seja, apenas uma a menos do que no Verão. Isto demonstra o grande compromisso da companhia aérea pública com a região”.

Pedro Nuno Santos diz que rotas do Porto não são as únicas a dar prejuízo à TAP. Invicta fica com 10 rotas no inverno

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.