A Galp vendeu 75% da Galp Gás Natural Distribuição (GGND) à Allianz Capital Partners, anunciou hoje a empresa.
A energética anunciou que “acordou com a Allianz Capital Partners, em nome das companhias de seguro da Allianz e da Allianz European Infrastructure Fund, a venda de 75,01% da sua participação na
Galp Gás Natural Distribuição, S.A. (GGND), atualmente de 77,5%”.
A Allianz Capital Partners é a gestora de fundos de private equity do grupo segurador alemão. A companhia detém mais ativos em Portugal: a central solar Ourika, com 46 megawatts de potência, em Ourique, distrito de Beja.
A GGND detém nove empresas regionais de distribuição de gás natural em Portugal.
A operação ficou fechada por 368 milhões de euros, com o valor implícito (EV) para 100% da GGND é de 1,2 mil milhões de euros, equivalente a um múltiplo EV de cerca de 13 vezes sobre o EBITDA estimado para 2020″.
“Esta transação está sujeita às aprovações regulatórias usuais e à obtenção de consentimentos de terceiros, sendo a sua conclusão esperada para o primeiro trimestre de 2021”, segundo a empresa.
Tal como o Jornal Económico tinha revelado a 16 de outubro, o Bank of America Merrill Lynch tinha recebido três propostas vinculativas para a venda desta participação que a Galp Energia detém na Galp Gás Natural Distribuição (GGND), incluindo a da Allianz.
Os restantes 22,5% da GGND são detidos pelos japoneses da Marubeni que entraram na empresa em 2016.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com