[weglot_switcher]

Marcelo deverá marcar eleições presidenciais para 24 de janeiro

De acordo com as leis, o mandato presidencial começa a 9 de Março e, para ser eleito à primeira volta, o candidato mais votado tem de obter mais de 50% dos votos.
Octávio Passos/Lusa
5 Novembro 2020, 11h27

Marcelo Rebelo está a ponderar a marcação das eleições presidenciais para o dia 24 de janeiro de 2021. A informação é avançada pelo jornal “Público” esta quinta-feira, 5 de novembro, que dá conta do Presidente da República  querer respeitar a tradição de que aconteçam no penúltimo domingo desse mês, para que casjo seja necessário realizar uma segunda volta no mês de fevereiro.

Isto porque, de acordo com as leis, o mandato presidencial tem início a 9 de março e para que exista uma eleição à primeira volta, o candidato mais votado terá de conquistar mais de 50% dos votos. Tendo as eleições presidenciais  de ser marcadas pelo chefe de Estado em funções com 60 dias de antecedência, Marcelo Rebelo de Sousa tem até 24 de novembro para marcar a data.

Só após a marcação das eleições é que Marcelo Rebelo de Sousa vai anunciar ou não a sua recandidatura como o próprio deixou claro na entrevista que deu na passada segunda-feira à “RTP”. Contudo, o calendário político e a agenda do Presidente podem adiar o anúncio para depois de 9 de dezembro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.