[weglot_switcher]

Altice Portugal “congratula-se” com esclarecimento da Anacom sobre preços das operadoras

A dona da Meo “congratula-se” com o esclarecimento da Autoridade Nacional de Comunicações, depois de, esta segunda-feira, o regulador ter acusado as empresas Altice, NOS e Vodafone de agravaram em 1 euro as ofertas ‘triple play’.
17 Novembro 2020, 21h46

A Altice Portugal confirmou esta terça-feira que o alegado aumento dos preços base nas ofertas triple play (pacote com Internet fixa, telefone fixo e serviço de televisão) por parte das operadoras de telecomunicações ficou esclarecido, depois de o regulador ter reconhecido o erro.

A dona da Meo “congratula-se” com esse esclarecimento público da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), que ontem acusou as empresas Altice, NOS e Vodafone de agravaram em 1 euro as suas ofertas neste tipo de pacotes para cerca de 31 euros, entre outubro e novembro, o que corresponde a uma subida de 3,3%.

“A situação mencionada no estranho comunicado ontem emitido pela Anacom, refere-se apenas a uma de entre várias dezenas de alterações de novas ofertas a novos clientes, normais e recorrentes num mercado concorrencial”, refere a Altice Portugal, em comunicado.

A Anacom havia criticado o suposto aumento dos preços do trio de operadoras “ao mesmo tempo e na mesma proporção, muito superior à taxa de inflação” num pacote de serviços convergentes que é subscrito “por cerca de 1,7 milhões de clientes em Portugal”, o que representa cerca de 40% do total de subscritores no país.

“Não podemos porém deixar de lamentar que, numa primeira comunicação, a Anacom tenha vindo a induzir os portugueses em erro, tentando uma vez mais denegrir o Setor das Comunicações”, conclui a telecom liderada por Alexandre Fonseca.

Que esclarecimento fez a Anacom?
Depois de na segunda-feira ter sido acusada de mentir pela NOS e pela Altice, a Anacom enviou hoje para a comunicação social três conjuntos de capturas de ecrã com o antes e o depois das condições das ofertas triple play das três principais operadoras.

O caso da Meo: as imagens referem-se aos dias 30 de setembro e 29 de outubro, sendo visível uma subida do preço de um pacote de 29,99 euros para 30,99 euros. “É preciso ter em atenção que a MEO alterou a posição da oferta na página do site”, esclareceu a Anacom.

O caso da NOS: imagens referem-se aos dias 29 de setembro, 29 de outubro e 5 de novembro, revelando um aumento do preço de um pacote de 29,99 euros para 30,99 euros. As imagens demonstram, ainda, a imposição de um limite de 600 GB de trafégo que a Anacom alegou ter sido criado pela operadora. Mas a operadora eliminou essa condição, entretanto.

O caso da Vodafone: as imagens referem-se aos dias 29 de outubro e 5 de novembro e mostram um aumento de 29,90 euros para 30,90 euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.