[weglot_switcher]

Fernando Pinto vai sair da presidência executiva da TAP

A informação foi transmitida aos altos quadros da companhia aérea pelo próprio, numa reunião esta quinta-feira de manhã.
Cristina Bernardo
11 Janeiro 2018, 10h33

Fernando Pinto vai sair da presidência executiva da TAP Air Portugal no próximo dia 31 de janeiro. A informação foi transmitida à companhia aérea portuguesa pelo próprio numa reunião esta quinta-feira de manhã com altos quadro, revela o “Expresso”.

Antonoaldo Neves vai substituir Fernando Abs da Cruz Souza Pinto, que presidia a transportadora desde outubro de 2000. A eleição dos novos membros do conselho de administração da TAP realiza-se em assembleia-geral da empresa.

Ao fim de mais de uma década à frente dos destinos da TAP, Fernando Pinto admitiu, no passado dia 19 de dezembro, deixar de ser o CEO da companhia aérea nacional, mas disse que queria continuar ligado à empresa, “nem que seja como acionista”, tal como noticiou o Jornal Económico.

“Eu tenho uma grande vantagem, que são 17 anos como experiência na TAP e a conhecer Portugal. Cheguei aqui com uma missão que era levar a TAP à privatização. Isso foi feito há dois anos. Depois, pediram-me para fazer algo mais, era preciso dar continuidade para estabilizar o processo de transição. É algo que hoje está pronto, que é a estabilidade”, destacou o CEO da TAP.

Fernando Pinto defendeu que se pode “resumir este período de 17 anos que tenho na TAP a 15 anos de sobrevivência em crescimento, a dois anos de transição extremamente importantes, e a um ano, o último, de um maravilhoso resultado”.

A TAP transportou 14,274 milhões de passageiros em 2017, um crescimento de 21,7% face ao ano anterior. No período de referência, a companhia aérea transportou mais 2,55 milhões de passageiros do que em 2016.

“A Ponte aérea Lisboa – Porto foi a rota na qual a TAP transportou mais passageiros em 2017, atingindo um total de 726 mil, mais oito por cento que em 2016”, adiantou a empresa, em comunicado, divulgado a 8 de janeiro. Até  dezembro, a taxa de ocupação registou um crescimento de 4,3 pontos percentuais para 82,9%.

Notícia atualizada às 10h47

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.