“A economia de Portugal funciona”, destaca um artigo hoje publicado no jornal espanhol ‘El Economista’, segundo o qual a economia nacional já está a crescer há três trimestres consecutivos acima dos 2,5% interanuais, enquanto a taxa de desemprego caiu desde os 17,3% (no pior momento da crise) até aos atuais 8,5%, “níveis que não se viam desde 2006 e que estão abaixo da média da zona euro.
Segundo este artigo, prevê-se que a economia de Portugal termine este ano superando o PIB per capita real (descontando a inflação) de 2007.
“Este crescimento económico, acompanhado de uma forte criação de emprego, está a ajudar Portugal a equilibrar as suas finanças públicas sem implementar grandes medidas de contenção fiscal”, destaca o ‘El Economista’.
Nem só dos pontos positivos fala este artigo. “Também há questões que a economia lusa deve melhorar para conseguir que este crescimento seja sustentável e se prolongue o máximo possível”, alerta o jornal espanhol.
Por outro lado, “também é importante destacar que a dívida pública se encontra acima dos 130% do PIB, 40 pontos percentuais mais que a média de zona euro”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com