Realiza-se esta quarta-feira uma concentração de professores contratados e desempregados organizada pelo Sindicato dos Professores da Madeira (SPM), junto à Assembleia Regional, com o objetivo de alertar para a gravidade das alterações feitas ao decreto legislativo dos concursos.
Esta é mais uma iniciativa promovida pelo SPM depois desta estrutura sindical ter dado o aval negativo às alterações feitas pela Secretaria Regional da Educação a este diploma dos concursos aprovada em conselho de governo na semana passada.
De recordar que nessa altura o SPM emitiu um desmentido relativo a um possível acordo sobre este diploma regional esclarecendo que a estrutura sindical tinha emitido dois pareceres negativos um na conclusão da fase regular de negociações e outro na semana passada.
As alterações introduzidas por este diploma, defende o SPM, levarão a uma redução drástica de docentes contratados nas escolas e a uma sobrecarga de trabalho dos professores dos quadros das escolas e das zonas pedagógicas.
Entre as divergências estão assuntos como a possibilidade dos professores complementarem o horário em várias escolas, a reserva de recrutamento de professores que permite substituir professores devido a necessidades temporárias, e ainda a passagem de professores contratados para o quadro das escolas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com