[weglot_switcher]

Agência da Nato em setembro na Madeira para avaliar radar militar

Em resposta à deputada social-democrata Sara Madruga da Costa, o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, avançou que o radar reúne as condições mínimas necessárias para a exploração operacional de apoio à grande maioria das atividades da Força Aérea no arquipélago madeirense.
Foto Patrícia Gaspar
1 Maio 2018, 14h02

A agência especializada da NATO (NSPA) vai estar na Madeira, em setembro, durante uma semana, para proceder a uma avaliação técnica e independente do radar militar. O anúncio desta visita foi dado pelo ministro da Defesa, Azeredo Lopes, na sequência de uma pergunta da deputada social-democrata, Sara Madruga da Costa, durante a última audição regimental.

De acordo com Sara Madruga da Costa, o ministro revelou ainda que  o radar da Madeira se encontra, desde novembro de 2017, num período de avaliação operacional experimental do sistema e já reúne as condições mínimas necessárias para a exploração operacional de apoio à grande maioria das atividades  da Força Aérea no arquipélago madeirense, “nomeadamente nas missões de interesse público, onde se destaca a busca e o salvamento, as evacuações, as operações de vigilância marítima e a  fiscalização das pescas”.

“Se os últimos testes ao radar correram bem  significa que os próximos testes vão já envolver aeronaves F-16 e esses testes estão previstos para o terceiro trimestre deste ano, portanto julho a setembro de 2018”, afirma a deputado do PSD-Madeira, citando Azeredo Lopes.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.