[weglot_switcher]

Elon Musk quer construir túneis em Los Angeles, mas os Tesla não vão passar

O líder da Tesla quer combater o trânsito na cidade californiana, mas os modelos dos seus veículos elétricos poderão não caber dentro dos túneis.
9 Maio 2018, 12h50

Elon Musk pretende construir túneis na cidade de Los Angeles, nos EUA. Segundo o “The Guardian” o dono da Tesla, empresa de produção e venda de automóveis elétricos tomou esta decisão em dezembro de 2016, quando ficou preso no trânsito de LA no seu modelo Tesla S, tendo expressado o seu desespero na sua conta de “Twitter”. “Este trânsito está a deixar-me maluco. Vou construir uma máquina para perfurar túneis e começar a escavar”.

Fiel às suas palavras, Elon Musk criou a Boring Company e pretende agora construir um túnel de 4,3 milhas (perto de 6,5km), por baixo de Los Angeles. Este túnel denominado “Loop” permitiria a circulação de pessoas através de “skates” elétricos, bicicletas e carros de uma ponta a outra a velocidades que no máximo atingiriam os 150 km/h.

Problema! Os modelos Tesla de Elon Musk não cabem dentro do túnel. De acordo com um relatório das autoridades de Los Angeles, existem dimensões específicas para os túneis e veículos que podem circular dentro dos mesmos. Os modelos Tesla S, e Tesla X, não preenchem esses requisitos.

Uma tabela que mostra as premissas operacionais do “Loop” indica que “o carro do segmento D são os de maiores dimensões”. Os carros do segmento D são o equivalente europeu a um tamanho médio americano e têm tipicamente 73 polegadas de largura. O modelo S mede mais de 77 polegadas e o modelo X é ainda mais largo. Até mesmo o Tesla Roadster original é muito amplo. Apenas o modelo 3 provavelmente seria capaz de circular bem apertado no túnel.

Em declarações ao “The Guardian” a Boring Company referiu que “o foco inicial do Loop será o transporte de pessoas e bicicletas”, mas admite que haverá um limite no qual os veículos de passageiros poderiam viajar em futuras versões.

A Boring Company continua a aguardar autorização para começar a escavar o seu túnel como “prova de processo”, e enquanto isso trabalha no túnel no campus da SpaceX na cidade de Hawthorne, em Los Angeles. No site da empresa são exibidas fotos e vídeos que mostram um túnel já parcialmente construído.

Este túnel já foi inspecionado pelo menos duas vezes por motivos de segurança e saúde ocupacional, durante o qual teve oito violações e um total de 1.5 milhões de euros em multas por infrações menores envolvendo passadeiras, guindastes e corrimãos. A Boring Company refere que nenhuma das violações ocorreu dentro do próprio túnel.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.