[weglot_switcher]

Nações afastadas – valores de interculturalidade aproximados: atributos respeitáveis na formação de cidadãos responsáveis pelo futuro da Humanidade

De facto, qualquer professor concordará sobre a pertinência e a relevância de projetos educativos baseados na interculturalidade e valores comuns, que podem contribuir para a construção de caminhos adequados para o desenvolvimento sustentável do planeta.
11 Outubro 2022, 07h15

O domínio arrogante do Homem sobre a Natureza, a existência de opiniões discordantes, tomadas de ações perigosas que podem resultar em consequências devastadoras, continuam a criar desequilíbrios e a afastar nações. Entretanto, o sistema educativo contemporâneo conhece intensas e profundas mudanças a diferentes níveis, conjugando as melhores práticas tradicionais com inovações, a fim de cumprir os principais objetivos da formação de crianças, jovens e adultos, entre os quais a formação de cidadãos responsáveis pelo futuro da Humanidade. É, evidentemente, no Ensino Básico que começa a preparação de cidadãos aptos a agir e criar trajetórias sustentáveis. Em função disso, o objetivo geral é a tomada de consciência da importância de um conjunto de convicções universais – valores – que são significativas para o enriquecimento cultural de todas as crianças e adultos, independentemente da nacionalidade ou das diferenças culturais e sociais.

Ao longo dos tempos, a conceção de valores assenta em pensamentos científicos, epistemológicos e filosóficos. De acordo com análises científicas, existe um conjunto de valores que “dependem das práticas sociais”. Como exemplo disso, analisam-se as práticas que “favorecem características distintivas para identificação de cada grupo sociocultural.” Simultaneamente, “uma série de valores gerais podem existir independentemente das práticas sociais – por exemplo, gostos sensuais e perceptivos; valores estéticos relacionados com fenómenos naturais (como a beleza e a grandiosidade de uma paisagem); valores morais capacitadores ou facilitadores, como a liberdade; e o valor dos indivíduos”. De acordo com as definições apresentadas nos dicionários e enciclopédias, o termo valor abrange diferentes domínios como Economia, Ética, Filosofia, Linguística, Música, etc. Contudo, se identificarmos o termo valor com o que é valorizado pelas pessoas na vida, entendido desta forma, o conceito de “valores de interculturalidade” pode definir-se como um conjunto de convicções universais que, de forma geral, são significativas para o enriquecimento cultural dos cidadãos, independentemente do país de origem ou de residência.
Nesta definição, evidencia-se que os valores de interculturalidade são centrados em fundamentos importantes para pessoas de várias culturas e, ao mesmo tempo, baseiam-se na formação do conhecimento que pretende promover a compreensão e o respeito entre diversas culturas da sociedade contemporânea.

No contexto de formação para introdução do tema dos valores de interculturalidade e verificação da perceção geral do assunto pelos aprendentes, pode ser estabelecido um diálogo aberto, na sequência do qual é possível revelar a distinção valiosa. Por exemplo, numa aula, ao responder à pergunta sobre que valores conheciam, os alunos do Ensino Básico mencionaram os seguintes: família, amizade, respeito, etc. De facto, qualquer professor concordará sobre a pertinência e a relevância de projetos educativos baseados na interculturalidade e valores comuns, que podem contribuir para a construção de caminhos adequados para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.