[weglot_switcher]

Startup portuguesa MindProber encaixa 5,6 milhões de euros

A empresa liderada por Pedro Almeida desenvolveu uma tecnologia que analisa as respostas da audiência aos conteúdos mediáticos que surgem nos ecrãs. Iberis Capital encabeçou a ronda, na qual participaram ainda a Armilar – por intermédio do fundo NOS 5G -, a Portugal Ventures e a Wisenext.
10 Outubro 2022, 19h45

A startup portuguesa MindProber, que criou uma tecnologia de mediação em tempo real do envolvimento emocional da audiência aos conteúdos mediáticos, anunciou esta segunda-feira que fechou uma ronda de investimento série A no valor de 5,6 milhões de euros, liderada pela Iberis Capital.

O financiamento, que permitirá a expansão internacional deste negócio de digitalização da comunicação e entretenimento, contou ainda com a participação da Armilar Venture Partners – por intermédio do fundo NOS 5G – e das sociedades de capital de risco Portugal Ventures e Wisenext, que são investidores antigos da empresa de media measurement (“análise de media”).

A plataforma digital da MindProber recorre à neurociência, monitorização remota de sinais biométricos e algoritmos de Inteligência Artificial (mais precisamente machine learning) para captar e analisar os comportamentais da audiência (através de expressões faciais ou tons de voz, por exemplo) para depois permitir a otimização de programas mediáticos e editoriais (como jogos, séries ou outros formatos televisivos).

A tecnologia própria da MindProber tem vindo a ser desenvolvida nos últimos anos, mas este reforço de capital será relevante para a aceleração do desenvolvimento do produto, de acordo com a informação transmitida pelos empreendedores. Além da melhoria da plataforma, o montante arrecadado nesta ronda possibilitará a triplicação do número de trabalhadores até ao final de 2023 e a consolidação e expansão internacional da empresa em países como os Estados Unidos da América, que constituem uma prioridade no curto prazo.

O CEO da empresa portuguesa destaca, em comunicado, a importância da ronda para o “reforço da investigação aplicada, que tem sido um dos fatores diferenciadores da MindProber num mercado altamente competitivo a nível global”. “Temos vindo a crescer de forma rápida, mas sustentada, nos mercados internacionais, com especial foco nos Estados Unidos, onde já contamos como clientes estabelecidos alguns dos principais players mundiais de media e entretenimento”, acrescenta Pedro Almeida.

“A Mindprober é um dos melhores exemplos recentes no panorama tecnológico nacional de uma empresa que conjuga tecnologia de ponta com uma visão comercial que lhe permite ambicionar uma posição de liderança mundial no seu segmento”, garante João Henriques, sócio da Iberis Capital. O investidor diz ainda que os profissionais desta sociedade, com mais de 300 milhões de euros sob gestão, estão “muito entusiasmados por poder fazer parte desta jornada e apoiar o crescimento da empresa”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.