[weglot_switcher]

Dicas para ultrapassar dificuldades financeiras

Se atravessa dificuldades financeiras, saiba que a primeira palavra de ordem é REORGANIZAR. Mas como? Vamos por etapas:
12 Outubro 2022, 16h30

Com o aumento dos bens essenciais, muitos consumidores enfrentam dias muito complicados, estando mais vulneráveis em termos financeiros.

Se atravessa dificuldades financeiras, saiba que a primeira palavra de ordem é REORGANIZAR. Mas como? Vamos por etapas:

  • Saiba para onde vai o seu dinheiro: faça o seu orçamento familiar

Comece por colocar todas as suas receitas mensais e todas as suas despesas numa folha branca. Mesmo que as despesas lhe pareçam indiferentes é importante registá-las todas. Subtraia as despesas aos seus rendimentos, para obter o seu saldo. Se preferir, pode utilizar a nossa folha de Excel para efetuar esse registo aqui!

  • Avalie a possibilidade de reduzir despesas e/ou aumentar os rendimentos.

Neste passo deve estabelecer prioridades e definir quais as despesas a reduzir ou, até mesmo, a eliminar caso seja possível esta opção. As despesas de valor variável devem ser as primeiras a serem reavaliadas (deslocações, refeições, entre outras…). Em casa também é possível adotar comportamentos mais económicos para reduzir a fatura da água, eletricidade e do gás.

Se mesmo assim continua com dificuldades financeiras, a segunda palavra de ordem é RENEGOCIAR. Tem uma prestação de crédito muito alta? E o contrato de telecomunicações?

Antes das dívidas se acumularem deve contactar os seus credores e explicar a situação em que se encontra e tentar chegar a um entendimento.

Consulte o Guia Prático para evitar a rutura financeira e obtenha mais informação.

Saiba que a DECO tem um Gabinete de Proteção Financeira que o pode ajudar, transmitindo-lhe mais informação, analisando a sua situação em particular e, caso seja viável, renegociando as suas dividas junto das entidades credoras.

O importante é que o consumidor não desista, mantendo-se atento à sua situação e procurando por soluções, sabendo à partida que para cada problema existe uma solução.

 

Conte connosco! Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Youtube!

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.