[weglot_switcher]

Stellantis cria unidade de economia circular e espera conseguir mais de 2 mil milhões de euros em receitas até 2030

A Stellantis (resultante da fusão entre a ítalo-americana Fiat Chrysler Automobiles e a francesa PSA Group) avança com a criação de uma nova unidade de negócio para impulsionar a economia circular e apostar na descarbonização da empresa.
13 Outubro 2022, 16h56

A Stellantis (resultante da fusão entre a ítalo-americana Fiat Chrysler Automobiles e a francesa PSA Group) avança com a criação de uma nova unidade de negócio para impulsionar a economia circular e apostar na descarbonização da empresa.

“A Stellantis criou uma Unidade de Negócio dedicada à sustentabilidade, na qual a B-Parts desempenha um papel fundamental”, refere a empresa que explica que a nova Unidade de Negócios de Economia Circular tem como objetivo conseguir mais de 2 mil milhões de euros em receitas até 2030 e conduzir o plano de descarbonização da empresa de atingir as zero emissões líquidas de carbono até 2038.

Os principais objetivos da Unidade de Negócios de Economia Circular são prolongar a vida dos veículos e dos componentes, assegurando que duram o maior tempo possível, e devolver materiais e veículos em fim de vida ao circuito de produção para criar novos veículos e produtos.

“Esta aposta integra o plano estratégico Dare Forward 2030, baseado na estratégia dos 4R – Reconstruir, Reparar, Reutilizar e Reciclar -, no qual a B-Parts protagoniza a missão de Reutilização”, refere o comunicado.

“A Stellantis está na corrida para construir um negócio sustentável e rentável baseado nos princípios da economia circular nos mercados onde estamos presentes”, afirmou Alison Jones, Stellantis Senior Vice President, Unidade de Negócios de Economia Circular.

O grupo produtor automóvel que tem como CEO Carlos Tavares tem vindo a aumentar a integração de materiais reciclados nos veículos que produz.

A estratégia da Stellantis passa por “reconstruir” peças usadas, desgastadas ou defeituosas, a reparação e reinstalação de peças desgastadas, a recuperação de peças de veículos em fim de vida, que são vendidas através da plataforma portuguesa B-Parts, comprada pelo grupo, e a reciclagem de resíduos de produção.

Em setembro, a Stellantis anunciou que o seu principal Centro de Economia Circular será lançado em 2023 no Complexo de Mirafiori, em Itália.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.