A agenda desta semana será dominada pelos bancos centrais, com os principais responsáveis da política monetária mundial a anunciarem decisões quanto à revisão das taxas de juro.
Tudo aponta que as subidas serão mais ligeiras do que têm sido, mas não há ordem para parar – já que a inflação não parece estar a dar tréguas às estratégias das principais economias mundiais.
Tanto a Reversa Federal, nos Estados Unidos, como o BCE, na Europa, têm na sua agenda reuniões e divulgações importantes, que iremos naturalmente seguir ao longo da semana.
No outro hemisfério, também a China publica indicadores económicos fundamentais – tudo isto enquanto a segunda maior economia do mundo lida ainda com o estalar de tensões internas face à politica Covid-Zero.
A inflação – talvez a palavra deste ano – será atualizada esta semana, com divulgações do Eurostat a confirmarem se a subida das taxas de juro foi suficiente para controlar o efeito.
Semana de consolidação e decisões – talvez até as ultimas deste ano. Tudo isto e muito mais para acompanhar em jornaleconomico.pt.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com