[weglot_switcher]

Franceses, italianos e taiwaneses investem na rede de carros elétricos em Portugal

Operação visou a compra de empresa de Aveiro que detém e opera uma rede de postos de carregamento de veículos elétricos no país. Objetivo é criar uma rede de carregamentos no sul da Europa.
5º Portugal
19 Dezembro 2022, 16h20

Um francês, um italiano e um taiwanês entraram num bar e… decidiram investir na rede de carros elétricos em Portugal. Esta podia ser a história original da aquisição mais recente de uma empresa em Portugal.

A italiana Atlante, que pertence à companhia francesa NHOA (New Horizons Ahead) que, por sua vez, é detida em 65% pela Taiwan Cement Corporation comprou 60% da empresa portuguesa Kilometer Low Cost (KLC), dedicada aos carregamentos de carros elétricos.

A KLC é uma empresa que detém e opera uma das “maiores redes de postos de carregamento de veículos elétricos em Portugal, particularmente para carregamento rápido”.

O negócio ficou fechado por 4,5 milhões de euros, com estes 60% a poderem ser aumentados para 100% até 2024, “por um montante que poderá variar entre os 1,7 milhões e 6,7 milhões de euros, dependendo do cumprimento de objetivos específicos de implementação em 2023”, segundo o comunicado.

“Esta aquisição irá suportar o posicionamento da Atlante como principal agente na Península Ibérica, que ficará mais perto de concretizar a sua ambição de se tornar a maior infraestrutura de carregamento rápido e ultrarrápido do sul da Europa”, de acordo com a empresa.

A Atlante diz que vai trazer à KLC “capacidades técnicas, financeiras e operacionais, com uma visão clara da plena integração dos postos de carregamento da KLC na rede da Atlante, em termos de gestão de energia, plataformas digitais, identidade da marca e fornecimento de energia sustentável. Através da aquisição da KLC, a Atlante terá também acesso a uma sólida equipa de profissionais e parceiros estratégicos, acelerando os seus esforços de recrutamento de novos talentos nos próximos meses, a fim de reforçar a sua presença na região”.

A Atlante está a desenvolver a “maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido do sul da Europa, que é possível graças às energias renováveis, armazenamento de energia e 100% “vehicle-grid-integrated” (VGI). Tem como objetivo instalar em Itália, França, Espanha e Portugal 5.000 postos de carregamento rápido e ultrarrápidos até 2025, e mais de 35.000 até 2030”.

Em comunicado, o CEO da Atlante Iberia Giovanni Ravina disse que “esta aquisição representa um complemento perfeito ao portefólio de locais para postos de carregamento rápido que desenvolvemos e assegurámos desde o início da Atlante Iberia há 9 meses — inclusivamente através de concursos públicos e com vários postos já em construção. Graças à já significativa presença da KLC na região, a missão da Atlante de promover a transição para a mobilidade elétrica no sul da Europa será alcançada ainda mais rapidamente. Damos as boas-vindas aos nossos novos colegas na família Atlante KLC, que se juntam à nossa jornada para elevar a mobilidade elétrica sustentável ao próximo nível”.

“A parceria com a Atlante permitirá à KLC oferecer aos seus clientes soluções tecnológicas de ponta diferenciadas para veículos elétricos, constituindo um passo importante para o nosso objetivo de nos tornarmos a principal fornecedora de soluções de mobilidade inovadoras”, disse em comunicado Pedro Nunes, CEO e cofundador da KLC.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.