Ficaremos a saber durante o dia de hoje como evoluiu a venda de casas usadas em novembro. Com os juros em alta e com previsões de subida continuada, o mercado imobiliário começa a dar os primeiros sinais de uma quebra na procura, apesar das empresas do sector afirmarem que não há motivo para alarme.
Certo é que esse mesmo mercado imobiliário é já um barómetro fiel da saúde da economia norte-americana, sobretudo depois da crise do subprime em 2008. Do outro lado do Atlântico, tal como cá, mantêm-se alguns sinais de força mas os mercados e os investidores olharão hoje para estes dados para perceber se existe alguma fragilidade e se se antevêem outros problemas.
Já por cá, há publicações relevantes vindas do Banco de Portugal e do Instituto Nacional de Estatística. O INE divulga a síntese económica de conjuntura de novembro, a última a ser publicada este ano. Já o banco central revela dados sobre o financiamento das administrações públicas e sobre o endividamento do sector não financeiro, ambas relativas a outubro.
São temas que estaremos a acompanhar ao longo do dia, como sempre, em jornaleconomico.pt.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com