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Reclamações sobre serviços públicos disparam 41%. IMT recebe mais queixas

O Portal da Queixa recebeu mais de 13 mil queixas relativas ao sector público desde o início do ano até esta terça-feira. O Instituto da Mobilidade e dos Transportes recebeu o maior número de queixas, com um total de 4.992.
28 Dezembro 2022, 13h38

O Portal da Queixa recebeu 13.445 reclamações dirigidas aos serviços e administração pública no presente ano, o que significa um aumento de 41% em relação a 2019 (quando se registaram 9.483 reclamações), o último ano anterior à pandemia.

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), a Segurança Social, o Serviço Nacional de Saúde (SNS), o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) estão no topo da lista das entidades com mais reclamações, de acordo com uma análise aos dados das reclamações dos portugueses, feita pelo próprio portal.

As subcategorias em avaliação foram a Administração Pública, Câmaras Municipais, Empresas de Gestão Municipal, Institutos Públicos, Polícia, Emergência e Bombeiros e Serviços Sociais e Providência.

O IIMT tem o maior número de queixas, com 4.992 (peso de 37% no total). Segue-se a Segurança Social, com 967 reclamações, o SNS, que conta 912 queixas, o SEF a somar 905 reclamações e o Fisco com 783. Mais atrás, surgem Câmara Municipal de Lisboa, que absorve 441 queixas, o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), com 396 reclamações, o IEFP, que registar 341 queixas e a Câmara Municipal de Almada, que soma 271 reclamações, e o Centro Nacional de Pensões com 267, a completar a lista dos dez organismos públicos mais visados.

Ainda de acordo com os mesmos indicadores, a AT é o o organismo do sector público com a melhor performance na resolução dos problemas reportados, com uma taxa de solução de 96,9%, uma taxa de resposta de 99,6% e um índice de satisfação (IS) de 91 pontos (em 100 possíveis). Nas respostas às reclamações, destaca-se o IEFP, com uma taxa de resposta de 100%, uma taxa de solução de 95,8% e um IS de 88,8 pontos.

Por outro lado, com baixos indicadores de resolução, sobressai a Segurança Social, com uma taxa de solução de 16,7%, taxa de resposta na ordem de 15,8% e IS de 17,1 pontos. Na mesma medida, o SNS regista uma taxa de solução de 10% e uma taxa de resposta de 9,4%, com um IS de 11,4 pontos. Também é baixo o nível de performance do IRN, com taxa de solução de 16% e taxa de resposta de 15,4%, assim como um IS de 16,7 pontos.

O SEF é outro organismo de fracos indicadores, com uma Taxa de Solução de 15,2%, taxa de resposta de 14,4% e IS de 16,5 pontos. No CNP, a de taxa de solução foi de 15.8%, com uma taxa de resposta na ordem de 15,2% e IS de 15,4 pontos.

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