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Isabel Morgado: “Os alunos são encorajados a verem-se como intervenientes no seu próprio processo de mudança”

Em entrevista ao JE, a Reitora do CLIP diz-nos que tem cerca de 1200 alunos e 160 professores e adianta que tem vindo a contratar portugueses que nos últimos anos integraram o circuito internacional da educação e estrangeiros que vêm viver para Portugal.
9 Janeiro 2023, 18h15

Isabel Luísa Morgado de Sousa e Silva, professora há mais de três décadas, das quais duas no ensino universitário. Foi presidente do Conselho Pedagógico, membro do Conselho Científico, coordenadora do curso de Ciências Históricas e presidente do Gabinete Permanente para a Avaliação e Qualidade, na Universidade Portucalense – Infante D. Henrique. O seu percurso de carreira passou também pelo circuito internacional como assistente de Investigação da Cátedra Vasco da Gama no Departamento de História e Civilização do Instituto Universitário Europeu em Florença, em Itália, e como professora convidada das Universidades Autónoma e Complutense de Madrid. Doutorada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, teve como área privilegiada de investigação os sécs. XIV-XVI.

Integra o  CLIP – Oporto International School em 2006, onde, a par das funções docentes, foi diretora de Projetos, de Wellbeing e da Upper School (9º-10º anos), bem como coordenadora do processo de acreditação internacional da escola. Em 2013 colaborou com professores de escolas internacionais de todo o mundo num livro sobre cidadania global “International Mindedness.Global Perspectives for Leaners and Educators. Em 2019 assumiu a função de Reitora.

O que é o CLIP? Quantos alunos e que anos de escolaridade tem?

O número 1.200 é a referência, se bem que poderá atingir os 1220. Há alguma flutuação ao longo de todo o ano letivo que reflete o perfil internacional da nossa comunidade. O Colégio abrange desde o Pre-K (3 anos) ao Form 12 (12º ano).

Qual o perfil do vosso aluno? 

Os alunos do CLIP, independentemente das suas nacionalidades, têm e trabalham um conjunto de competências que fomentam e permitem a aquisição de conhecimentos e a compreensão de conteúdos por forma a prepararem-se para um futuro “incerto”. O Wellbeing (o bem-estar emocional, psicológico e social) é tido como o enquadramento base de comportamentos e atitudes que fomentam a aquisição e consolidação de aprendizagens. Os alunos são encorajados a verem-se como intervenientes no seu próprio processo de mudança – ao procurarem soluções – e do da sociedade em geral; a desafiarem-se para fazer a diferença como cidadãos de princípios.

Quais as principais nacionalidades dos alunos?

Neste momento 51 nacionalidades; a maior comunidade é portuguesa, depois a brasileira – que nos últimos dois anos cresceu imenso – e a chinesa.

Quantos alunos, em média, concluem o 12º ano de escolaridade no CLIP, anualmente?

Noventa a noventa e cinco.

Há muitos alunos a prosseguir os estudos fora do país?

Sim. Mais de um terço dos nossos alunos continuam os estudos fora do país.

Quais as áreas mais seguidas pelos alunos?

Medicina, Engenharia e Economia/Gestão, Informática.

Quantos professores ensinam no CLIP e qual a média etária?

Um total de 160, de 18 nacionalidades. A média é 44 anos.

Têm sentido dificuldades em contratar professores?

Diria que tem vindo a aumentar. De alguma forma essa dificuldade tem vindo a ser colmatada, não só com portugueses que nos últimos 10-15 anos integraram o circuito internacional da educação (de regresso a Portugal), como também com estrangeiros que tendo vindo viver para Portugal e procuram emprego – e a comunidade estrangeira que se tem fixado no Norte é expressiva. O Brexit dificultou muito a contratação de professores oriundos do Reino Unido.

De que forma é que o método de ensino CLIP é diferenciador em relação ao geral da realidade portuguesa?

É particularmente diferenciador na medida em que contempla metodologias variadas, promove o trabalho em equipa, valoriza a aprendizagem fora do espaço de aula, através da promoção de distintas atividades, e a componente prática (aplicada) valoriza a opinião do aluno e o seu perfil de aprendizagem (diferenciação), vê o reforço positivo (aprende-se errando) como via para o progresso e não para a desistência.

Existe uma equipa de pessoas – cujo primeiro elemento é o diretor de turma, o qual diariamente têm cerca de 20/30 minutos com a sua turma – dedicada aos alunos e atenta ao seu bem-estar emocional e social, que entendemos fundamental para o seu desenvolvimento pessoal e progresso académico.

Em que língua são lecionadas as aulas no CLIP?

Inglês. A disciplina de Português, naturalmente, nessa mesma língua e a disciplina de História até ao 8º ano também.

Três anos depois do início da pandemia, este regresso à escola já volta a ter o sabor de antigamente?

Dentro dos moldes habituais, mas enriquecido pela experiência dos últimos anos, a qual, em termos práticos, se traduz numa planificação mais articulada e estratégica das atividades curriculares, co-curriculares e extra-curriculares focada na partilha e sinergias.

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