A ex-secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, anunciou esta tarde que irá renunciar ao cargo de Administradora Executiva na Fladgate. O anúncio foi feito na rede social LinkedIn.
“Como tem sido noticiado fui, já depois de ter cessado as funções que desempenhava enquanto secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, convidada para assumir as funções de Administradora Executiva numa sociedade com atividade em diversos sectores”, começa por escrever a ex-governante.
O convite, acrescenta a própria, “ainda não suscitou a formalização, até hoje, de qualquer compromisso entre as partes”.
A polémica em torno da transição profissional de Rita Marques tem suscitado um aceso debate, que se fez sentir no plenário parlamentar desta quarta-feira. Do lado do governo, há uma clara condenação, com o primeiro-ministro a considerar a situação ilegal; Já a oposição, vê um padrão no que diz respeito à escolha e substituição de governantes.
Talvez em resposta às acusações repetidas de ilegalidade, Rita Marques diz que “feita a análise do regime jurídico de incompatibilidades e impedimentos dos titulares de cargos políticos e altos cargos públicos (Lei n.º 52/2019, de 31 de Julho), firmei a convicção de que nenhum obstáculo se colocava à assunção daquelas funções”.
A ex-secretária de Estado diz que, nos últimos dias, o seu nome “surgiu envolto num elevado fluxo noticioso que não se coaduna com os valores” que defende. “Considerando que a minha carreira profissional tem sido sempre pautada pela competência, pelo rigor, por estritos princípios e valores éticos e pelo cumprimento incondicional da lei, entendo que não tenho condições de aceitar, nesta altura, o convite que me foi dirigido, e que previa que eu iniciasse funções a 16 de janeiro”.
Já a empresa também confirmou a rejeição.
“A The Fladgate Partnership informa ter recebido hoje, da Senhora Engenheira Rita Marques, a indicação de que não pretende avançar com a efetivação da relação profissional anteriormente anunciada”, informou a empresa, em comunicado divulgado hoje.
A empresa diz que “compreende a decisão, já publicamente revelada pela própria, e endereça à Senhora Engenheira Rita Marques o desejo dos maiores sucessos profissionais”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com