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TAP indemniza passageiros para dois voarem sem pagar

A 27 de Dezembro, dois passageiros da TAP tinham bilhete para o voo Lisboa-Rio de Janeiro, mas receberam 1.050 euros cada um para só viajarem no dia seguinte. Os seus lugares foram ocupados por dois quadros das companhias Volotea e Iberia, que só tinham bilhetes de staff (gratuitos). Situação viola regras e TAP fala em “erro”, atirando culpas para a Groundforce. Mas documentos a que o NOVO teve acesso mostram que o sistema de embarque foi forçado.
14 Janeiro 2023, 15h49

Há mais uma polémica na TAP. Uma investigação do NOVO revela que, no final do ano passado, dois clientes que pagaram bilhete de Lisboa para o Rio de Janeiro ficaram em terra, sendo indemnizados, para dar lugar a dois passageiros que voaram sem pagar, contrariando as regras da empresa. A companhia culpa a Groundforce, empresa de handling, e fala em “erro”, mas o “NOVO” apurou que o sistema de embarque foi forçado manualmente a aceitar a alteração.

Quem trabalha na aviação tem direito a usufruir de bilhetes de staff que, no fundo, são uma regalia que as empresas do sector proporcionam a todos os trabalhadores e que lhes permite viajar pagando apenas as taxas. Esta mais-valia aplica-se entre companhias áreas. Por exemplo, um tripulante da Air France pode usar um bilhete de staff na TAP. Mas há uma regra clara: os portadores destes bilhetes especiais só podem embarcar quando há lugares livres no avião.

Leia o artigo na íntegra na edição do NOVO que está, este sábado, dia 14 de Janeiro, nas bancas.

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