“Na Região Autónoma da Madeira o estado de desqualificação dos bairros sociais é um facto indesmentível”, aponta o dirigente regional do PCP Duarte Martins, durante uma visita ao Bairro da Nogueira, na freguesia da Camacha, na passada quinta-feira.
“Verificamos esta realidade de norte a sul da nossa Região, evidenciando que cada vez mais os bairros não são pensados para que as pessoas que lá habitam tenham todas as condições e serviços por perto, como é o caso concreto do Bairro da Nogueira, como de muitos outros bairros que já tiverem polos de centros de saúde, ATL´s, supermercados, escolas, postos de polícia, esquadras de bombeiros, zonas comerciais inseridas nos próprios complexos habitacionais e que foram gradualmente desativadas, não porque as pessoas já não precisavam daqueles importantes serviços, mas porque o Governo Regional e as autarquias, simplesmente, abandonaram os bairros e os seus moradores, colocando as pessoas isoladas, segregando-as de um conjunto de valências de extrema importância para o dia-a-dia das vidas daquelas pessoas”, salienta.
Duarte Martins realça que para além do isolamento sentido pelas pessoas, os investimentos prometidos e anunciados para os bairros sociais “não passam de propaganda”.
“Está à vista de todos que o Governo Regional abandonou por completo os moradores dos bairros sociais da Região, não só pelo facto de terem fechado importantes serviços, mas também por não cumprirem com a tão prometida reabilitação do parque habitacional, que apresenta um elevado grau de degradação”, frisa.
“Nos bairros sociais os governantes negam todas as respostas de inclusão social e de participação cívica. Os governantes negligenciam tudo quanto deveria existir aqui de dinamização de um conjunto de atividades de promoção da educação, inclusão, formação e qualificação, dinamização comunitária, saúde, participação e cidadania”, diz, por fim.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com