O presidente dos EUA rejeitou um novo pedido de ajuda da Ucrânia, que neste caso incluía o envio de caças F-16 para combater na guerra diante da Rússia. A garantia foi dada pelo próprio Joe Biden, em declarações prestadas aos jornalistas esta segunda-feira, na Casa Branca, de acordo com a “Reuters”.
Por outro lado, o presidente francês, Emmanuel Macron, falou ao portal de notícias “The Hague” e deixou claro que “por definição nada está excluído” no que diz respeito a ajuda militar. O chefe de estado de França recebe esta terça-feira o ministro ucraniano da Defesa, Oleksiy Reznikov.
Macron reiterou que a possibilidade de ser dado o apoio com os caças vai depender de fatores como a necessidade de evitar a escalada do conflito e a importância de garantir que as aeronaves não “tocam solo russo”.
De referir que as tropas russas terão avançado várias centenas de metros no sudeste ucraniano, na sequência do envio de vários milhares de tropas. De acordo com a garantia deixada pelo Reino Unido, é de esperar que os russos continuem a ganhar terreno na região, mas sem conseguirem avanços muito significativos, se analisado o panorama geral do conflito.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com