[weglot_switcher]

Farmacêutica GSK supera expectativas. Vacina impulsiona lucros no quarto trimestre

Bons resultados foram impulsionados pela venda da vacina Shingrix, de acordo com os dados conhecidos esta quarta-feira. Esta vacina gerou 870 milhões de euros no último trimestre do ano, superando as expectativas dos analistas.
1 Fevereiro 2023, 11h49

A farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK) divulgou esta quarta-feira os resultados do quarto trimestre de 2022 e de acordo com os valores conhecidos, os números referentes a vendas e lucros superaram as previsões, avança a “Reuters”.

A multinacional registou um total de vendas de 29,3 mil milhões de libras (33,15 mil milhões de euros), na totalidade do ano de 2022, e 7,4 mil milhões de libras (8,37 mil milhões de euros) no quarto trimestre do ano.

A farmacêutica informa ainda que na venda de medicamentos especiais teve um total de 11,3 mil milhões de libras (12,8 mil milhões de euros) em vendas, as vacinas geraram 7,9 mil milhões de libras (8,9 mil milhões de euros) e os medicamentos gerais combinaram num total de 10,1 mil milhões de libras (11,4 mil milhões de euros).

Os bons resultados nas vendas da GKS foram impulsionados pela venda da vacina Shingrix, uma vacina para a proteção de adultos contra a zona e a nevralgia pós-herpética. Esta vacina gerou 769 milhões de libras (870 milhões de euros) no último trimestre do ano, superando as expectativas dos analistas.

As vendas de tratamentos respiratórios e para o HIV também ajudaram a farmacêutica a obter estes bons resultados.

As perspetivas da GSK foram impulsionadas em 2022 pelo sucesso do ensaio clinico para uma potencial vacina contra o vírus sincicial respiratório (RSV), que pode causar a doença respiratória em qualquer pessoa, mas pode evoluir com maior gravidade em crianças.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.