O Partido Socialista (PS) vai liderar a comissão parlamentar de inquérito de atuais e antigos ministros do PS que atuaram politicamente sobre a TAP, avança a edição do “Diário de Notícias” desta quinta-feira, 2 de fevereiro.
Esta comissão parlamentar foi proposta pelo Bloco de Esquerda (BE), sendo que os principais alvos desta avaliação serão João Leão, ministro das Finanças de junho de 2020 a março de 2022; Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas de outubro de 2019 até janeiro passado e Fernando Medina, atual ministro das Finanças.
O Bloco quer que haja um escrutínio completo da companhia aérea que é totalmente detida por capitais públicos e recentemente recebeu uma injeção de fundos “de mais de três mil milhões de euros”.
Para o BE será preciso “apurar as relações dentro do próprio Conselho de Administração da TAP, as notas, as agendas, as atas e os memorandos que demonstram um mal-estar no seio da administração e que levam que o acionista aceite que a CEO demita ou queira demitir um outro membro do Conselho de Administração”.
A comissão será viabilizada com os votos da maioria do PS, tendo sido rejeitada uma proposta do Chega que pretendia liderar esta investigação.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com