[weglot_switcher]

Clubes europeus perdem até três mil milhões de euros em 2022

Dados foram divulgados pela UEFA, num relatório onde se refere que as receitas dos clubes aumentaram 4,1% face a 2019, mas a venda de bilhetes continua abaixo dos números registados antes da pandemia.
10 Fevereiro 2023, 15h15

O futebol europeu continua a recuperar as perdas decorrentes do período de pandemia. No ano passado, os prejuízos ascenderam a um valor compreendido entre 2,5 e três mil milhões de euros, depois de as perdas em 2020 terem sido na ordem de 3,1 milhões, aumentando para 4,7 mil milhões no ano que se seguiu.

No relatório “The European Club Footballing Landscape” divulgado pela UEFA, faz-se uma análise detalhada a diversos parâmetros envolvidos no panorama económico-financeiro do futebol europeu em 2022. Entre estes está o registo das contas totais dos clubes dos diferentes países.

Os números contrastam com o aumento de 4,1% nas receitas dos clubes, em comparação com 2019 (ano anterior à pandemia). Neste âmbito, destaca-se o aumento de 13% nos ganhos com acordos comerciais e patrocinadores, 17% no que diz respeito ao merchandising e 12% na venda de camisolas.

No que diz respeito ao volume de vendas de bilhetes para assistir aos jogos, este indicador continua aquém dos números de 2019 (pré-pandemia), alcançando apenas 93% do indicador pré-pandemia. Apesar de ainda não ter recuperado totalmente essa receita, os custos com salários aumentaram 16% no futebol europeu

Neste enquadramento, este relatório que se debruça sobre o enquadramento económico do futebol europeu indica que continua a aumentar o investimento nos clubes. Entre 2020 e 2022, mais de seis mil milhões de euros foram injetados por investidores fora da Europa em emblemas no “Velho Continente”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.