[weglot_switcher]

Horta Osório é o novo consultor da fintech portuguesa EbankIT

António Horta Osório é ainda assessor sénior da firma de ‘private equity’ Cerberus e da Mediobanca e desempenha funções não executivas nos conselhos de administração da Bial, Impresa, Fundação Champalimaud e no grupo José de Mello.
14 Fevereiro 2023, 09h35

António Horta Osório vai ser consultor sénior da fintech portuguesa EbankIT e ajudar a empresa a expandir o seu “negócio pioneiro em novos mercados”, de acordo com as declarações divulgadas esta terça-feira pelo “Jornal de Negócios”.

António Horta Osório, que também tem o cargo de assessor sénior da firma de private equity Cerberus e da Mediobanca, desempenha ainda funções não executivas nos conselhos de administração da Bial, Impresa, Fundação Champalimaud e no grupo José de Mello.

O gestor português iniciou o seu percurso profissional no Citibank Portugal, em 1987, tendo depois ingressado no Goldman Sachs. Em 1993 consolidou a experiência ao liderar instituições financeiras em Portugal, Brasil, Reino Unido e Suíça, tendo passado pelo Santander, Credit Suisse e Lloyds Bank.

Segundo o CEO da EbankIT, Renato Oliveira, António Horta Osório tem “força estratégica, operacional e de gestão” e irá ajudar a equipa desta fintech a “aprofundar” uma “posição de liderança no mercado”.

A EbankIT é uma spin-off que nasceu em 2014 e cujo negócio se baseia no facto de conseguir ligar o core bancário à plataforma em apenas sete minutos e agilizar os processos de interação além-balcões – quando os clientes estão em casa ou no trabalho e tentam à sua conta bancária através do telemóvel do computador, por exemplo. Com escritórios no Porto, em Londres e em Nova Iorque e presente em geografias como Roménia, Suíça, Kuwait ou África do Sul, a EbankIT tem clientes como o Montepio, o BNI Europa e o Banco BiG, embora o mercado português representasse menos de 20% do seu volume de negócios em 2018.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.