[weglot_switcher]

Tesla pede a devolução de 362 mil veículos nos Estados Unidos

A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) afirmou que o software Full Self-Driving (FSD) Beta, utilizado em alguns modelos da Tesla, podem causar acidentes rodoviários.
16 Fevereiro 2023, 21h41

A empresa de Elon Musk, Tesla, está a pedir a devolução de 362 mil veículos que circulam nos Estados Unidos, pois o seu software Full Self-Driving (FSD) Beta pode causar um acidente, segundo afirmou a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) na quinta-feira e reporta a Reuters.

O regulador de segurança automóvel afirmou que o software utilizado pela Tesla permite que o veículo “exceda os limites de velocidade e que faça os cruzamentos de forma ilegal e imprevisível, o que aumenta o risco de acidente rodoviário”. O software opera de forma imprevisível com os semáforos amarelos e quando se faz uma mudança de faixa.

Estão a ser chamados para devolução os veículos do modelo S 2016-2023, modelo X, modelo Y, modelo 3 2017-2023 e modelo Y 2020-2023, todos equipados com software FSD Beta ou com instalação pendente.

A Tesla vai lançar gratuitamente uma atualização de software over-the-air (OTA). A empresa disse não ter conhecimento de nenhum ferimento ou morte relacionada com o software.

No ano passado a Tesla já tinha pedido a devolução de quase 54 mil veículos nos Estados Unidos, também eles com o software FSD Beta, que permite que alguns modelos representem um risco à segurança.

A Tesla e a NHTSA ressaltam que os recursos avançados de direção do FSD não tornam o veículo autónomo e que é necessário que o condutor preste atenção.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.