A cultura de trabalho, consiste na combinação de suposições que estão suportadas em crenças, atitudes e valores partilhados no ambiente de trabalho, não se cingindo apenas às organizações que têm colaboradores no escritório físico, mas também aquelas que implementaram um sistema de trabalho em remoto. A cultura de trabalho é única para cada organização e será moldada não apenas pelas pessoas que nela trabalham, mas também pelo trabalho realizado por elas. Apesar da cultura de trabalho não ser previsível, afeta o modo como os colaboradores se sentem no trabalho. É benéfico que as organizações considerem o impacto da cultura de trabalho, promovendo uma cultura positiva, construtiva e de compromisso mútuo.
Proporcionar ambientes de trabalho saudáveis está diretamente relacionado com o modo como se trabalha na organização, tendo um impacto significativo na segurança psicológica dos colaboradores. A segurança psicológica é fundamentalmente sustentada por uma cultura de trabalho de confiança e de respeito, onde os colaboradores se sentem apoiados tanto pela organização como pelos colegas. Por oposição, uma cultura de trabalho negativa e rígida, gera nos colaboradores certa resistência em expor as suas dificuldades e necessidades, sentindo-se menos seguros psicologicamente, o que consequentemente põe em causa a sua capacidade contributiva. É frequente que no contexto laboral nos encontremos expostos a situações de stress. Porém, o que distingue as organizações que promovem uma cultura de trabalho positiva e aberta, é a sua capacidade de apoiar os seus colaboradores, permitindo que, apesar de se ter estado sujeito a um contexto de stress, se tenha a sensação de voltar a um ambiente seguro e de bem-estar.
A perceção e experiência de trabalho numa organização cuja cultura é de suporte, de colaboração e de entreajuda, conduz necessariamente à valorização do trabalho em equipa e à oportunidade de aprendizagem entre os diferentes elementos. Este contexto, promove que o colaborador seja positivamente estimulado por diferentes meios a desenvolver a sua performance e contribuição, mantendo-o motivado e com um sentimento de evolução gradual na sua função e construção de carreira.
Adicionalmente, este ambiente positivo e encorajador promove o sentimento de união entre o grupo, facilitando a criação de equipas diversas que enriquecem a experiência e a transferência de diferentes perspetivas e conhecimento. Quando os colaboradores sentem que partilham o mesmo objetivo e a mesma cultura, é mais provável que sejam bem-sucedidos, permitindo-lhe estar mais focados em atingir os objetivos em comum.
Uma cultura de trabalho positiva permite que os colaboradores se sintam ouvidos, apreciados e apoiados. Como tal, a comunicação desempenha um papel relevante no desenvolvimento de relações de respeito e confiança mútuos.
Os benefícios para as organizações vão além da capacidade contributiva dos colaboradores, potencia também condições para que o talento permaneça na organização, evitando os custos associados à sua saída. Além disso, a promoção de culturas de trabalho abertas e construtivas são mais atraentes para o talento quando estes procuram novos desafios, sendo que os colaboradores serão tendencialmente os embaixadores da sua organização.
Como tal, a cultura de trabalho na organização é um aspeto que não deve ser negligenciado, sendo fundamental para uma cultura de apoio que potencia benefícios win-win.
Conteúdo publicado no suplemento comercial Top Employers, distribuído com a edição do Jornal de Económico de 17 de fevereiro
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com