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Saúde mental no trabalho – revisitado

A saúde mental no local de trabalho, é um dos temas que maior preocupação tem trazido às organizações globalmente. A direção de recursos humanos e os colaboradores estão cada vez mais conscientes da necessidade de estarem atentos à saúde mental.
18 Fevereiro 2023, 13h30

O tema é complexo e sensível, e está relacionado com diversos aspetos. Um contexto organizacional onde a saúde mental está presente permite ao colaborador explorar as suas habilidades, lidando com níveis normais de stress e trabalhando de forma produtiva para contribuir com os objetivos organizacionais.

A segurança psicológica é um fator que sustenta a saúde mental, estando relacionado com um ambiente de confiança e respeito, que consequentemente diminui o stress nas relações interpessoais no local de trabalho. Os colaboradores que se sentem psicologicamente seguros têm maior predisposição para assumir riscos, proporcionando à organização maiores índices de criatividade, inovação e competitividade. Num contexto de trabalho onde a segurança psicológica está presente, as pessoas sentem que podem falar abertamente sobre aspetos relevantes para o trabalho.

Garantir a segurança psicológica no local de trabalho não é apenas uma responsabilidade dos managers, todos têm um papel a desempenhar. São muitos os fatores de risco para a saúde mental, vão desde as interações entre colaboradores, o ambiente de trabalho, o suporte que lhes é dado, entre outros. O sentimento de stress e tristeza decorrente de situações frustrantes é comum, mas o stress e depressão crónica não podem ser normalizados nem desantendidos.

O stress é uma reação normal à vida quotidiana e, dentro dos limites normais, não é necessariamente negativo. No entanto, quando o stress se torna crónico, pode conduzir à ansiedade, depressão, raiva e problemas de concentração. O trabalho é um lugar onde as pessoas geralmente experimentam níveis elevados de stress que podem, se não forem controlados, resultar em efeitos negativos para o colaborador, nomeadamente entrando em burnout.

A depressão é também um problema de saúde mental comum, com implicações na vida pessoal e profissional, tornando o trabalho numa tarefa difícil. A depressão é um transtorno de humor que causa sentimentos de perda e tristeza, com sintomas que incluem humor deprimido, dificuldade de concentração, fadiga, alterações no apetite e distúrbios do sono. Deste modo, as implicações podem incidir sobre todos os aspetos da vida do individuo, levando até mesmo a um efeito adverso nas relações interpessoais e familiares.

A Organização Mundial de Saúde define o burnout como uma síndrome resultante de um nível crónico de stress relacionado com o local de trabalho. Os efeitos percetíveis do esgotamento são sentimentos aumentados de exaustão e ausência de energia; aumento da distância mental do seu trabalho ou sentimentos negativos ou de cinismo relacionados com o trabalho.

A relevância da saúde mental tem levado as organizações a implementar medidas para melhorar a saúde mental e o bem-estar nos seus locais de trabalho. Embora se procure encontrar o que melhor resulta na organização, não existe um método único para criar um local de trabalho saudável. A responsabilidade de criar um ambiente de trabalho psicologicamente seguro é guiada pelos líderes, mas torna-se realidade quando todos na organização sentem que têm um papel ativo a desempenhar.

Contribuir para um local de trabalho saudável e que apoie quem possa padecer de um problema de saúde mental, não é apenas responsabilidade dos managers. Um ambiente de trabalho saudável só existe, se for apoiado por todos. As organizações que se preocupam com a segurança psicológica dos seus colaboradores procuram que esse espaço de trabalho saudável proporcione uma experiência positiva. Mas atenção, quando as organizações começam a priorizar a construção de um ambiente de trabalho saudável, devem ter cuidado para não cair numa cultura de positividade tóxica.

A positividade tóxica tem implícito uma resposta aos sentimentos negativos de outra pessoa de uma forma não empática. Isto porque, geralmente, desvaloriza as emoções negativas em vez de racionalizá-las, priorizando o sentimento de felicidade acima de tudo. Criar uma cultura positiva em torno das emoções pode promover uma expetativa exaustiva de que todos devem estar felizes permanentemente. Experienciar sentimentos negativos é perfeitamente normal e constitui um elemento necessário à aprendizagem. Por isso, estigmatizar esses sentimentos, não é nem útil nem positivo.

Como os colaboradores e colegas de trabalho podem ajudar?

  • Reconhecer os sinais de stress mental nos colegas e em si próprio.
  • Ouvir-se a si mesmo quando se sentir mal, e ser um ouvinte ativo de outras pessoas na organização sem positividade tóxica ou vergonha.
  • Procurar ajuda quando precisar e encorajar os outros a fazerem o mesmo.

As organizações e os líderes devem:

  • Fazer mudanças no local de trabalho para tentar reduzir os fatores de risco relacionados com o stress.
  • Facilitar o acesso aos cuidados de saúde e ser compreensivos e flexíveis às necessidades dos colaboradores.

Trabalhar para combater o estigma em torno de questões de saúde mental e incentivar uma discussão aberta sobre questões que os colaboradores possam ter.

Muitas organizações estão a dar maior ênfase, ao impacto e riscos que o ambiente de trabalho tem sobre a saúde mental dos seus colaboradores. As organizações Top Employers, têm promovido programas de saúde mental específicos sobre como reduzir o stress relacionado com o trabalho, e melhorar a saúde mental e física.

Aproximadamente 95% dos Top Employers em 2022 indicaram o bem-estar como uma prioridade, sendo que 78% destas organizações têm já desenvolvida uma estratégia de bem-estar. Estes números mostram que a saúde mental do colaborador e a sua estreita relação com o bem-estar estão a considerados cruciais na experiência do colaborador na organização.

Iniciativas e políticas para promover o bem-estar e a saúde mental

  • Desencorajar horas extras.
  • Incentivar a utilização do tempo de férias (explícito na lista de responsabilidades dos managers).
  • Não perturbar enquanto os colaboradores estão de férias.
  • Desaconselhar a utilização do e-mail fora do horário de trabalho.
  • Garantir tempo para os colaboradores “desligarem” e/ou fazerem pausas para aliviar o stress durante o dia de trabalho.
  • Incentivar os colaboradores a participar nos eventos de saúde.

Medidas preventivas de bem-estar dos Top Employers

À medida que muitos Top Employers tentam adotar uma atitude holística para abordar as preocupações dos seus colaboradores em relação à saúde mental e bem-estar, muitos tentam encontrar formas de prevenir o problema. Embora não estejam igualmente implementadas entre todos os Top Employers, algumas ofertas preventivas incluem:

  • Programas de atenção plena e meditação.
  • Dias de cuidado da saúde.
  • Programas de consciencialização de anti-assédio e bullying no local de trabalho.
  • Programas de desenvolvimento pessoal.
  • Programas de autoconhecimento.
  • Programas focados em relações saudáveis no trabalho.
  • Programas para ajudar os colaboradores a lidar com a sobrecarga de informação no trabalho.

Mudar a cultura do local de trabalho para melhorar a saúde mental

As organizações que adotam estas medidas preventivas de bem-estar, estão a dar os primeiros passos para responder às necessidades da sua equipa. No entanto, é importante saber que não basta promover uma mudança real e duradoura numa organização. Para realmente atender às necessidades em constante mudança dos seus colaboradores, as organizações precisam priorizar a criação e manutenção de uma cultura de segurança psicológica e de bem-estar holístico.

Criar uma cultura em torno de uma determinada crença exige que as estruturas de liderança e os colaboradores se unam para trabalhar e criar uma perspetiva partilhada em torno da saúde mental e do bem-estar.

É portanto, um trabalho que precisa ser construído, reconstruído e desconstruído à medida que as necessidades das pessoas continuam em mudança. Embora esse trabalho seja orientado pelos líderes da organização, as organizações mais bem-sucedidas trabalharão com colaboradores de toda a organização para apoiar as suas iniciativas.

Entre os Top Employers certificados em 2023, identificámos que 92% dos Top Employers tinham uma comunicação contínua sobre os programas de bem-estar, 84% dos responsáveis pela comunicação pertenciam a altos cargos, e 88% tiveram iniciativas para aumentar a consciencialização sobre o bem-estar emocional.

As organizações que criem e nutram uma cultura que prioriza a segurança psicológica, constatarão benefícios significativos no desempenho das suas equipas, na medida em que a performance será mais focada e produtiva. Quando os colaboradores sentem segurança psicológica, enfrentam as incertezas com maior capacidade de relativização, tornando-se mais criativos. Se sentirem a sua saúde mental protegida e confiarem na organização, o seu comprometimento e motivação serão significativamente maiores.

Conteúdo publicado no suplemento comercial Top Employers, distribuído com a edição do Jornal de Económico de 17 de fevereiro

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