O Abanca assinou um contrato de compra e venda do Targobank Spain com o Banque Fédérative du Crédit Mutuel (BFCM). Com esta operação, que deverá ficar fechada ao longo deste ano, o banco pretende reforçar a sua presença comercial em Madrid, Andaluzia e arco mediterrânico, bem como as linhas de negócio consideradas estratégicas.
“A integração na plataforma tecnológica do Abanca permitirá aos clientes do Targobank Spain beneficiar de maiores capacidades tecnológicas, especialmente através do seu mobile banking; de atendimento pessoal numa rede com cerca de 700 balcões em Espanha; de um elevado grau de especialização em segmentos como famílias, banca pessoal e privada, PMEs e empresas, seguros, fundos de investimento, meios de pagamento e consumo; de maior diversificação do catálogo de produtos, e da sua presença internacional em 11 países da Europa e América”, indica num comunicado divulgado esta quinta-feira.
Já para o Abanca, com a integração do Targobank Spain, “passará a gerir um volume de negócios de 112.544 milhões de euros, 5,2% superior ao atual. Os empréstimos ascendem a 49.219 milhões, mais 6,9%, os depósitos totalizam 51.390 milhões, com um aumento de 4,4%, e o número de balcões é de 727, mais 7,5%”.
Por outro lado, o banco liderado por Juan Carlos Escotet Rodríguez promete manter os colaboradores do Targobank Spain – a instituição conta com 541 trabalhadores – “para dar continuidade à sua política de agregar o talento e o profissionalismo das equipas incorporadas nas diferentes integrações”.
“A operação, que ficará concluída ao longo deste ano, está pendente da obtenção das autorizações administrativas do Banco Central Europeu, da Comissão Nacional para os Mercados e da Concorrência e da Direcção-Geral de Seguros e Fundos de Pensões”, indica ainda. Depois de obtida a luz verde das várias entidades, a integração tecnológica arrancará depois em 2024.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com