As três equipas vencedoras da 12ª edição do Programa de Empreendedorismo da Nova School of Science and Technology – FCT Nova destacaram-se com uma bengala inteligente, uma tatuagem para diabéticos e reciclagem de óxido nitroso. Em causa estão os projetos Easy Walk, GlucoInk e NitroHacks, que receberam 2.500 euros, 1.500 euros e 750 euros, respetivamente.
A edição de 2023 desta iniciativa permitiu a cerca de mil alunos, ao longo do último mês, acelerar e materializar uma ideia numa solução de mercado com o apoio de 22 professores e cerca de 50 mentores do ecossistema empresarial nacional. No final, foram Ricardo Cutileiro, Beatriz Franco, Rita Nunes, Ricardo Carvalho e Gonçalo Santos que sobressaíram com a Easy Walk, um dispositivo que utiliza sensores ultrassónicos para integrar nas tradicionais bengalas e facilitar a mobilidade de pessoas invisuais.
Em segundo lugar ficou a GlucoInk, apresentada pelos alunos Daniela Vargas, Alice Dias, Renato Bonito, Carolina Lopes e Tiago Cortez, uma solução de baixo custo que, através de uma tatuagem temporária, permite analisar a glicose de pacientes com diabetes, porque muda de cor consoante o nível de glicose do utilizador.
A terceira estatueta foi entregue à NitroHacks, criada por Rodrigo Marques, Ana Filipa Carvalho, Beatriz Lobo, Joana Torcato e Margarida Laires. Trata-se de uma solução que visa responder ao problema do óxido nitroso, comummente conhecido como gás hilariante, com uma membrana que capta este gás.
“O ensino hoje deve considerar seriamente o espírito empreendedor como uma característica fundamental. A conceção de ideias de negócios tecnológicas e sustentáveis e a capacidade de comunicação destas ideias através de um elevator-pitch de três minutos são competências que contribuem na preparação dos nossos alunos para um mercado competitivo”, diz a professora Fernanda Llussá, cocoordenadora do concurso.
Já o professor Aneesh Zutshi, também cocoordenador do concurso, afirma, em comunicado de imprensa: “Na FCT Nova acreditamos que o empreendedorismo e as soft skills são cruciais e é por isso que contamos com um perfil curricular onde essas competências são desenvolvidas em todos os cursos de mestrado”.
Quanto aos prémios das cinco empresas patrocinadoras (Asseco, Jerónimo Martins, NTT Data, EY e NOS), destinaram-se ainda à Immunosticker, um autocolante de hidrogel com microagulhas para reformar o modo de vacinação, à Sellfresh, uma embalagem inteligente de iogurte que consoante a cor da embalagem indica se o produto está em condições de ser consumido e à Volight Glass, que com um vidro adaptado teta resolver o excesso de incidência de luz.
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