[weglot_switcher]

12 milhões de passageiros e 63 mil voos depois, TAP despediu-se hoje do último A340

No total, ao serviço da companhia aérea nacional, os A340 transportaram mais de 12 milhões de clientes para mais de 55 destinos, pelos cinco continentes. Fizeram mais de 63 mil voos e mais de 450 mil horas ao serviço.
28 Outubro 2019, 14h08

Depois de 25 anos em funcionamento na companhia aérea nacional, hoje, dia 28 de outubro foi o último em que o modelo de avião Airbus A340 fez parte da vida da TAP.

“O adeus ao último dos quatro Airbus A340 da TAP foi dado numa cerimónia interna, no hangar 6 da Companhia, que contou com a presença de centenas de trabalhadores, que fizeram a história deste avião na companhia”, revela um comunicado da transportadora aérea.

Durante o evento, foi transmitido “um vídeo de homenagem [veja mais abaixo] a todos os que contribuíram para o sucesso e longevidade desta aeronave de quatro motores na TAP”.

 

Com esta despedida, procede-se também à passagem de testemunho à nova frota de ‘wide bodies’ para voos de longo curso da TAP, os aviões de última geração da Airbus, os NEO.

“Com a despedida do modelo A340, os voos do longo urso da TAP passam a ser operados pelos aviões de última geração da Airbus: o A330neo e o A321 LR. Com estes dois novos modelos da fabricante europeia, considerados ‘state-of-the-art’, a TAP, sempre na vanguarda, volta a fazer história e a oferecer uma nova forma de viajar aos seus clientes, mais moderna, eficiente e amiga do ambiente”, destaca a nota oficial da TAP.

O mesmo documento destaca que, “até ao final de 2019, a frota do longo curso da TAP estará completamente renovada com a entrada dos NEO e o ‘retrofit’ [modernização de equipamento já considerado ultrapassado] dos restantes aviões da geração anterior”.

“Com um interior de cabina melhorado, a classe executiva passará a ter exclusivamente cadeiras ‘full flat’ [totalmente reclináveis para cama] de última geração”, acrescentam os responsáveis da TAP.

Com o abandono da operação do último dos A340, a TAP inicia, assim um novo ciclo de vida. Ao longo de um quarto de século, este modelo de aviões viajou para o cinco continentes, tornando-se um dos mais importantes aviões da história da transportadora aérea nacional.

“No início dos anos 90, o modelo A340 era considerado um dos mais sofisticados e modernos aviões do longo curso [a nível internacional] e representava uma nova forma de viajar. Destacavam-se as cadeiras de executiva, poltronas que faziam com que o passageiro se sentisse em casa, o bar com serviço exclusivo e, ainda, o entretenimento individual que permitia a escolha de vários canais de vídeo e de áudio, uma grande inovação para a altura”, relembra a nota informativa da TAP.

Segundo esse comunicado, “a companhia renovou, na época, a sua frota com quatro Airbus A340 que permitiram explorar novos mercados e complementar a oferta em várias cidades, adequando a sua estratégia comercial às solicitações de um mercado cada vez mais exigente”.

“No total, os A340 transportaram mais de 12 milhões de clientes para mais de 55 destinos, pelos cinco continentes. Fizeram mais de 63 mil voos e mais de 450 mil horas ao serviço de Portugal e do mundo com elevados padrões de desempenho, arrecadando por isso o reconhecimento internacional pela excelência da sua operação”, conclui o comunicado da TAP.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.