[weglot_switcher]

2.ª Circular já tem posto rápido para carregamento de elétricos

Acaba de ser inaugurado o primeiro posto de carregamento rápido para veículos elétricos na 2.ª Circular. Integrado na rede Mobie.E, é o sexto posto a nascer da parceria entre a EDP e a Repsol e quer responder à crescente procura do mercado.
4 Outubro 2017, 09h00

Resultado de uma parceria entre a EDP e a Repsol, acaba de ser inaugurado o primeiro posto de carregamento rápido de veículos elétricos na 2.ª Circular, em Lisboa, permitindo o carregamento numa zona de grande afluência rodoviária. Integrado na rede Mobie.E, o novo posto pretende “oferecer aos automobilistas um primeiro ponto de carregamento nesta que é uma das principais vias de escoamento de tráfego para fora de Lisboa”, conforme adianta ao Jornal Económico fonte da empresa.

Dando seguimento à “estratégia de expansão da rede de carregadores rápidos da EDP”, o novo ponto de carregamento eleva para seis o número de postos instalados pelas duas empresas em parceria: 2.ª Circular (estação de serviço da Repsol junto ao Aeroporto, no sentido Sul/Norte), A1 (Leiria e Antuã, em ambos os sentidos) e Évora.

Mercado a crescer
Ao mesmo tempo, a expansão da rede de postos de carregamento é a resposta da EDP à crescente procura registada num segmento de mercado em que a energética lusa “tem apostado nos últimos anos”, afirma a mesma fonte. Além da instalação destes dez postos em 2017, a EDP tem um ponto de carregamento para casa que pode ser pago em 24 mensalidades, tarifários de energia com desconto à noite e criou parcerias com 13 fabricantes automóveis para promover o setor.

A aposta resulta num crescimento sustentado da atividade destes dez portos. A acompanhar o crescimento do número de veículos elétricos vendidos em Portugal – que no final do primeiro semestre de 2017 registava um crescimento de 100% face ao total de 2016 –, o total de energia carregada também cresceu, e a um ritmo superior a 600% entre janeiro e julho de 2017.

Os dados referem-se aos postos de carregamento elétrico da rede EDP, que, além dos detidos em parceria com a Repsol, conta com mais quatro postos de carregamento rápido em Aveiro, Valença, Viana do Castelo e Vila Real). O total de 48.582 kWh carregados nestes sete meses distribui-se por 4219 carregamentos, levados a cabo por 1785 utilizadores, índices que, também eles, apresentam um crescimento significativo ao longo destes sete meses.

Com um total de 78% dos carregamentos efetuados, o período diurno é o mais escolhido pelos utilizadores para recarregar os seus veículos, o que é feito maioritariamente nos postos de Viana do Castelo (21%) e no posto de Antuã na A1, no sentido Sul/Norte (19%) e Norte/Sul (14%).

Uma importante ferramenta nas deslocações intercidades de quem possui um veículo elétrico, não surpreende que os postos de autoestrada sejam aqueles onde mais se abastecem, pesando 53% do total de carregamentos da rede da EDP e registando a afluência de cerca de 70% dos seus utilizadores. Em termos ambientais, os carregamentos levados a cabo entre janeiro e julho na rede da EDP já permitiram uma poupança de 32.149 kg de CO2.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.