[weglot_switcher]

22/2/22. Hoje é uma capicua. E é a última deste século

O fenómeno é tão raro que só repete daqui a 90 anos, a 21 de dezembro de 2112.
22 Fevereiro 2022, 15h30

Hoje é dia 22 de fevereiro de 2022, ou 22/02/2022, uma data que pode ser lida de trás para a frente sem perder o sentido. Ou seja, uma capicua ou data palíndromo.

O fenómeno só voltará a repetir-se daqui a 90 anos, no dia 21 de dezembro de 2112 ou 21/12/2112.

O que é um palíndromo? Do grego, é a união das palavras palin (de novo, repetido, em sentido inverso) com dromo (caminho, curso, pista). Um palíndromo é uma palavra, frase ou qualquer outra sequência de unidades (como uma cadeia de ADN ou enzima de restrição) que tenha a propriedade de poder ser lida tanto da direita para a esquerda como da esquerda para a direita. Numa capicua, normalmente são desconsiderados os sinais ortográficos, assim como o espaços entre as palavras.

Há quem acredite que as datas capicuas são números da sorte. A crença em padrões numéricos é designada por numerologia, uma onomástica que recorre à simbologia dos números e das operações matemáticas a fim de predizer características de personalidade e até mesmo o destino das pessoas.

Assim sendo, a numerologia está associada às ciências paranormais, como a astrologia ou o tarô.

Na numerologia entende-se que os números têm uma relação mística com o mundo. O número dois é considerado o mais cooperativo dos nove números usados nas análises numerológicas. Significa parceria, diplomacia e trabalho  de equipa.

O número dois pertence ao grupo dos números primários, sendo o primeiro número espiritual, estando relacionado com os sentimentos. É o número da intuição, da sensibilidade e do sentimento. Representa a dualidade humana e simboliza a nossa necessidade de fazer parte de um grupo.

Para quem acredita nestas energias, hoje é um dia em que as nossas decisões e atos terão um impulso extra, porque estarão presentes vibrações que nos ajudarão a impulsionar ideias e atitudes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.