[weglot_switcher]

25 de janeiro. Eusébio faria 80 anos. Miki Fehér morreu há 18 anos

A data de hoje é duplamente simbólica para o Sport Lisboa e Benfica. Em 1942 nascia, em Maputo, Eusébio da Silva Ferreira. Em 2004, Miklos Fehér, internacional húngaro, morreu na sequência de um ataque cardíaco durante o Vitória Sport Clube-Benfica, em Guimarães.
Mundial de 1966 (Inglaterra)
25 Janeiro 2022, 11h55

25 de janeiro é uma data duplamente simbólica para o Sport Lisboa e Benfica. Há precisamente 80 anos nascia, em Maputo, Eusébio da Silva Ferreira. O dia de celebração da vida da lenda das Águias ficou marcado pelo trágico desaparecimento de Miklos Fehér, em 2004; o internacional húngaro morreu na sequência de uma ataque cardíaco durante o Vitória Sport Clube (Guimarães) – Benfica.

Na página do clube, Eusébio é recordado como um “ícone”, “rei” e “lenda” que serviu o emblema fundado em 1904 durante 614 jogos, nos quais marcou 638 golos.

No Palmarés do SLB, o seu nome está inscrito numa dezena de Campeonatos Nacionais, cinco Taças de Portugal, uma Taça dos Clubes Campeões Europeus (não participou na final de Berna por razões administrativas) e cinco Taças de Honra de Lisboa.

O emblema fundado em 1904 assinalou nas redes sociais os dois acontecimentos.

Eusébio deu os primeiros toques na bola ainda em Moçambique, no bairro da Mafalala, um dos mais pobres da capital, começando o seu percurso no Desportivo de Lourenço Marques, filial do Benfica em Moçambique, após um início na equipa “Os Brasileiros”.

Findo o tempo naquela equipa, fez-se notar no Sporting de Lourenço Marques com 77 golos em 42 jogos, entre 1957 e 1960, antes de rumar a Lisboa.

Estreia-se com a camisola encarnada em 1 de julho de 1961 na segunda mão dos oitavos de final da Taça de Portugal, frente ao Vitória de Setúbal, na segunda mão dos oitavos de final da Taça de Portugal.

Em 1965, tornou-se no primeiro jogador português a receber o prémio Bola de Ouro e, em 1973, venceu, pela segunda vez na sua carreira, o prémio Bota de Ouro.

Antes de terminar a sua carreira, passou pelos Boston Minutemen, EUA, em 1975,  Monterrey (México), Toronto Metros-Croatia (Canadá), Beira-Mar, Las Vegas Quicksilvers (Estados Unidos), União Tomar, New Jersey Americans e Buffallo Stallions (Estados Unidos).

Eusébio da Silva Ferreira morreu no dia 5 de janeiro de 2014, tendo sido trasladado para o Panteão Nacional em 3 de julho de 2015.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.