A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) ordenou até hoje transferências a cerca de 2,5 milhões de pessoas relativamente ao apoio extraordinário ao rendimento das famílias, nota um comunicado enviado esta segunda-feira.
Dentro destas transferências já realizadas estão abrangidos 1,3 milhões de crianças e jovens dependentes.
Do total das operações já pagas, informa a AT, “cerca de 320 mil não foram processadas, uma vez que consta um IBAN inválido no Portal das Finanças”. Isto significa que “87% das transferências ordenadas pela AT foram bem-sucedidas”, mas quem ainda não recebeu a transferência na sua conta não deve ficar alarmado. Os pagamentos continuarão a ser feitos até ao fim deste mês e, mesmo depois desse prazo, todas as transferências falhadas – seja por IBAN errado ou dados em falta – serão repetidas durante seis meses até serem concluídas com sucesso.
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“A invalidade do IBAN do cadastro do Portal das Finanças pode decorrer de diversos fatores”, explica o Fisco, desde logo quando os contribuintes tenham indicado “um IBAN de uma conta da qual não sejam titulares, se tenham enganado a digitar um número ou tenham indicado no passado o IBAN de uma conta entretanto encerrada”.
O IBAN que consta do cadastro poderá não coincidir, por opção do contribuinte, com o indicado para efeitos da declaração de IRS, confirma a mesma entidade. Nesse caso, “os contribuintes que ainda não o fizeram deverão verificar e/ou atualizar o seu IBAN no cadastro do Portal das Finanças”, uma funcionalidade disponível aqui.
Já nos casos em que os contribuintes apenas indicam o IBAN para efeitos de IRS, é este que é considerado para efeitos do pagamento deste apoio extraordinário, salienta a AT.
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