[weglot_switcher]

2,5 milhões de pessoas já receberam apoio extraordinário de 125 euros (com áudio)

A Autoridade Tributária e Aduaneira informa que o apoio extraordinário ao rendimento das famílias já foi transferido para cerca de 2,5 milhões de pessoas. 320 mil transferências não foram processadas por terem um IBAN errado, mas pagamentos prosseguem até ao fim do mês.
24 Outubro 2022, 19h31

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) ordenou até hoje transferências a cerca de 2,5 milhões de pessoas relativamente ao apoio extraordinário ao rendimento das famílias, nota um comunicado enviado esta segunda-feira.

Dentro destas transferências já realizadas estão abrangidos 1,3 milhões de crianças e jovens dependentes.

Do total das operações já pagas, informa a AT, “cerca de 320 mil não foram processadas, uma vez que consta um IBAN inválido no Portal das Finanças”. Isto significa que “87% das transferências ordenadas pela AT foram bem-sucedidas”, mas quem ainda não recebeu a transferência na sua conta não deve ficar alarmado. Os pagamentos continuarão a ser feitos até ao fim deste mês e, mesmo depois desse prazo, todas as transferências falhadas – seja por IBAN errado ou dados em falta – serão repetidas durante seis meses até serem concluídas com sucesso.

Respostas rápidas: apoio de 125 euros começa a ser pago esta quinta-feira. Veja como receber rapidamente

“A invalidade do IBAN do cadastro do Portal das Finanças pode decorrer de diversos fatores”, explica o Fisco, desde logo quando os contribuintes tenham indicado “um IBAN de uma conta da qual não sejam titulares, se tenham enganado a digitar um número ou tenham indicado no passado o IBAN de uma conta entretanto encerrada”.

O IBAN que consta do cadastro poderá não coincidir, por opção do contribuinte, com o indicado para efeitos da declaração de IRS, confirma a mesma entidade. Nesse caso, “os contribuintes que ainda não o fizeram deverão verificar e/ou atualizar o seu IBAN no cadastro do Portal das Finanças”, uma funcionalidade disponível aqui.

Já nos casos em que os contribuintes apenas indicam o IBAN para efeitos de IRS, é este que é considerado para efeitos do pagamento deste apoio extraordinário, salienta a AT.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.