26590: este é o número do El Gordo, a maior lotaria do mundo

Sorteio da lotaria de Natal espanhola foi realizado este domingo de manhã e distribui 2,24 mil milhões de euros. Salamanca, Alicante e Madrid estão entre as regiões premiadas.

El Gordo de Navidad é uma das maiores e mais valiosas lotarias do mundo com prémios no valor de dois mil milhões de euros. A lotaria, designada oficialmente Sorteo Extraordinario de Navidad ou Loteria de Navidad, teve início em 1812 e tornou-se uma tradição espanhola anual. Em média, os espanhóis gastam 67,56 euros na compra de números. Castela e Leão é a comunidade espanhola em que mais se gasta em média, com o valor a ascender aos 104,02 euros por apostador.

No total, 70% do valor que os espanhóis gastam a comprar a lotaria será distribuído em prémios, ficando os restantes 30% para o Estado e para as agências que vendem a lotaria. Cada décimo custa 20 euros e pode valer 400 mil euros caso a sorte dite que esse é o número do El Gordo. Se tiver comprado todo um bilhete (isto é, dez décimos, gastando 200 euros) ganha quatro milhões de euros.

O processo do sorteio consiste em selecionar uma bola de cada máquina, em simultâneo, e continua até o “bombo” de prémios estar vazio. Para reforçar o entusiasmo, crianças da Escola San Ildefonso em Madrid selecionam as bolas e cantam os resultados.

Os sorteios, que ocorrem anualmente na capital espanhola, são considerados um evento nacional. Afastando-se de outras lotarias cujos sorteios são, regra geral, breves e concluídos com pouco mediatismo, os sorteios de El Gordo de Navidad duram horas devido ao grande número de prémios e ao formato.

Recomendadas

Afeganistão: Quase 23 milhões vão sofrer insegurança alimentar aguda no inveno

“O Afeganistão está agora entre os piores desastres humanitários do mundo, senão o pior”, acrescentou David Beasley, diretor executivo do Programa Alimentar Mundial.

Paris vai preparar sanções caso Londres recuse atribuir licenças de pesca

“Não pedimos nenhum favor. Pedimos a aplicação do acordo, na íntegra, e ainda não conseguimos”, afirmou secretário de Estado dos Assuntos Europeus francês, Clément Beaune, admitindo, porém, que, nos últimos dias, o diálogo foi retomado, mas que os avanços são ainda “insuficientes”. 

PremiumCabo Verde “é exemplo de estabilidade”

Vitória de José Maria Neves aponta para possível mudança do ciclo político. Há pelo menos um ano que os sinais políticos eram no sentido de que o PAICV estaria próximo de conseguir a alternância política com o MpD.
Comentários