[weglot_switcher]

26590: este é o número do El Gordo, a maior lotaria do mundo

Sorteio da lotaria de Natal espanhola foi realizado este domingo de manhã e distribui 2,24 mil milhões de euros. Salamanca, Alicante e Madrid estão entre as regiões premiadas.
22 Dezembro 2019, 11h29

El Gordo de Navidad é uma das maiores e mais valiosas lotarias do mundo com prémios no valor de dois mil milhões de euros. A lotaria, designada oficialmente Sorteo Extraordinario de Navidad ou Loteria de Navidad, teve início em 1812 e tornou-se uma tradição espanhola anual. Em média, os espanhóis gastam 67,56 euros na compra de números. Castela e Leão é a comunidade espanhola em que mais se gasta em média, com o valor a ascender aos 104,02 euros por apostador.

No total, 70% do valor que os espanhóis gastam a comprar a lotaria será distribuído em prémios, ficando os restantes 30% para o Estado e para as agências que vendem a lotaria. Cada décimo custa 20 euros e pode valer 400 mil euros caso a sorte dite que esse é o número do El Gordo. Se tiver comprado todo um bilhete (isto é, dez décimos, gastando 200 euros) ganha quatro milhões de euros.

O processo do sorteio consiste em selecionar uma bola de cada máquina, em simultâneo, e continua até o “bombo” de prémios estar vazio. Para reforçar o entusiasmo, crianças da Escola San Ildefonso em Madrid selecionam as bolas e cantam os resultados.

Os sorteios, que ocorrem anualmente na capital espanhola, são considerados um evento nacional. Afastando-se de outras lotarias cujos sorteios são, regra geral, breves e concluídos com pouco mediatismo, os sorteios de El Gordo de Navidad duram horas devido ao grande número de prémios e ao formato.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.