Ursula von der Leyen revelou esta segunda-feira em entrevista à “RTP” que a primeira tranche do apoio europeu a Portugal chega esta terça-feira, com um montante de 3 mil milhões de euros.
Este valor de 3 mil milhões de euros, que está incluído no programa SURE, com um valor total de 5,9 mil milhões de euros para ajuda ao emprego, destina-se a apoiar trabalhadores e empresas e vai ser financiado através de um empréstimo a Portugal por parte da Comissão Europeia.
“Tenho boas notícias para Portugal, porque, a partir de amanhã, Portugal irá receber a primeira tranche do programa de auxílio que disponibilizará a Portugal 3 mil milhões”, referiu von der Leyen à RTP.
Esta primeira tranche destina-se a atenuar os riscos de desemprego numa situação de emergência e irá permitir o financiamento de medidas de apoio à proteção dos contratos e saúde no trabalho, de acordo com a revelação de von der Leyen à RTP.
No final de outubro, Portugal assinou o contrato de empréstimos a custos favoráveis ao abrigo do programa europeu de apoio ao emprego SURE e o Governo estima que cerca de metade dos 5,9 mil milhões de euros previstos sejam desembolsados este ano.
“O ministro de Estado e das Finanças assinou o contrato de empréstimo no quadro do instrumento SURE – Temporary Support to mitigate Unemployment Risks in an Emergency, o instrumento europeu de apoio temporário para atenuar os riscos de desemprego numa situação de emergência, no montante total de 5,9 mil milhões de euros”, informou o gabinete de João Leão, num comunicado divulgado esta terça-feira.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com