[weglot_switcher]

481 emigrantes portugueses já se candidataram a apoios financeiros para regressar

A maioria destes emigrantes saíram do país durante o período em que a troika esteve em Portugal.
19 Novembro 2019, 11h27

Um total de 481 emigrantes portugueses e lusodescendentes já se candidataram ao apoio financeiro para regressar a Portugal.

As candidaturas ao Programa Regressar são recebidas pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Do total, 70% são relativas a pessoas que saíram de Portugal entre 2011 e 2015, informou hoje o Ministério da Segurança Social.

Cerca de 45% das candidaturas foram apresentadas por pessoas com o ensino superior e cerca de 83% dos candidatos têm entre 25 e 44 anos, destaca a tutela.

Por países de residência, a maioria das candidaturas têm origem no Reino Unido (19%), França (17%), Suíça (14%), Brasil (8%), Espanha (6%) e Angola (6%).

Além dos 481 candidatos, as candidaturas também abrangem 544 elementos dos respetivos agregados familiares.

O Programa Regressar tem previsto um apoio financeiro que pode chegar aos 6.536 euros, abrangendo também as despesas de regresso a Portugal do candidato e da sua família, incluindo custos com viagens, transporte de bens e custos com o reconhecimento de qualificações em Portugal.

A nível fiscal, o Programa Regressar isenta de tributação 50% dos rendimentos do trabalho por um período de cinco anos aos emigrantes que regressem a Portugal, destaca a tutela.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.