[weglot_switcher]

5G API Sprint: MEO Empresas desafia startups e programadores a criarem aplicações com APIs

“Acreditamos no potencial da rede de APIs e queremos explorá-lo”, afirmou, esta manhã, José Pedro Nascimento, Chief Technology Officer do MEO, em conferência de imprensa.
14 Novembro 2024, 11h16

A MEO Empresas apresentou esta quinta-feira, durante a Web Summit, o 5G API Sprint, um programa de inovação direcionado para empresas, startups e programadores, que são desafiados a desenvolver protótipos ou redesenhar aplicações com APIs standard.

“Acreditamos no potencial da rede de APIs e queremos explorá-lo”, afirmou José Pedro Nascimento, Chief Technology Officer da MEO, em conferência de imprensa na Web Summit, esta manhã. “Queremos promover a experimentação” junto da comunidade de programadores, continuou.

O mesmo responsável sublinhou a importância do envolvimento dos programadores neste programa, desafiando-os a “comprovarem o verdadeiro potencial das APIs”.

Por sua vez, José Palma, head of Digital Transformation Telco Engineering, classifica o programa como uma “grande oportunidade” para as partes interessadas “entrarem num mercado global”.  

Em comunicado, a MEO sublinha que as APIs “são fundamentais para a transformação digital, respondendo à crescente procura por soluções ágeis e eficientes”, enquanto atuam “como aceleradores na criação de serviços em áreas-chave, como na segurança, robótica ou saúde”.

Numa fase inicial, o programa vai aceitar 30 candidaturas, que poderão ser apresentadas até ao dia 11 de dezembro deste ano. Os 10 finalistas terão
acesso gratuito à plataforma de APIs da MEO Empresas durante um ano. Os três vencedores, que serão dados a conhecer no dia 19 de março de 2025, receberão, cada um, cinco mil euros. No caso de serem startups, será oferecido um passe para a Web Summit 2025 em Lisboa.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.