Conheça os benefícios do 5G

Em comparação com as anteriores, esta nova geração tem uma velocidade maior e uma capacidade superior, o que possibilita aos consumidores outra rapidez no acesso a diversos conteúdos virtuais.

O que é o 5 G e porque poderá ter impacto nas nossas vidas em 2021?

A designada geração cinco relaciona-se com a velocidade da transmissão de dados entre equipamentos eletrónicos com acesso à Internet. Em comparação com as anteriores, esta nova geração tem uma velocidade maior e uma capacidade superior, o que possibilita aos consumidores outra rapidez no acesso a diversos conteúdos virtuais. Trata-se de uma tecnologia baseada na atual quarta geração acompanhada do sistema de evolução a longo prazo e que virá suportar o grande aumento de dispositivos que requerem diária e constantemente o acesso à internet.

Enquanto a velocidade de transferência da 4 G LTE (conforme já explicado e do inglês «long term evolution») pode alcançar um gigabit por segundo, já a 5 G aumentará a velocidade de descargas para até dez gigabits por segundo. Em termos práticos, os consumidores vão ter acesso a diversos conteúdos de um modo quase instantâneo.

Apesar da rede de quarta geração ainda não ter chegado a ser implementada em determinados lugares, a rede da quinta geração poderá chegar mais cedo que a anterior e ser instalada em vez daquela. Tal situação justifica-se pelo facto de a 4 G requerer conexão com fibra, enquanto a 5 G não necessita, o que a torna mais fácil de instalar e com menores custos operacionais. Desta forma, as operadoras de telecomunicações podem apenas instalar redes de fibra ótica nas torres e antenas a cada poucos quarteirões, ao invés de fazê-lo em todas as ruas pela potência de alcance envolvida. Uma vez instaladas, os utilizadores precisam exclusivamente de modems (dispositivo que recebe os dados da Internet) sem fios para se conectarem.

Entretanto, as entidades de telecomunicações deverão melhorar as infraestruturas de telecomunicações para acomodar a nova tecnologia. Uma questão relacionada com esta mudança pode ser a inutilidade, nesta matéria, de equipamentos eletrónicos que não consigam funcionar com o 5 G, o que pode despoletar o consumo e algumas despesas. Porém, teremos que nos ajustar à realidade devido ao aumento populacional que implica uma alteração face ao enorme número de dispositivos que requerem acesso à Internet móvel a qualquer altura do dia, em quantidade e com qualidade por consumidores cada vez mais exigentes.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Ler mais
Recomendadas

Quer comprar casa? Conheça todos os impostos que terá de pagar

Existem alguns impostos na compra de imóvel que são obrigatórios. Veja como calculá-los e descubra se pode beneficiar de isenção no pagamento destes.

Direito a férias: descubra tudo o que precisa de saber neste guia

Confira a quantos dias tem direito e quais as regras para marcação e acumulação de férias.

Abono de família: quem tem direito e quais os valores?

Conhece os critérios avaliados para a obtenção do abono de família? Saiba aqui se tem direito a este apoio, como pode recebê-lo e qual o montante.
Comentários