[weglot_switcher]

737 Max 8: Boeing diz que a segurança é a sua “principal prioridade” depois da proibição de voar na Europa

A construtora aeronáutica garante ter “total confiança” no Boeing 737 Max 8. Regulador europeu decretou ontem a suspensão de todos os voos deste modelo nos céus de Portugal e da Europa.
  • Justin Lane / EPA
13 Março 2019, 09h36

A Boeing diz que a segurança “é a principal prioridade” da companhia norte-americana. “Temos total confiança na segurança do 737 Max”, disse a construtora aeronáutica, após a morte de mais de 300 pessoas em dois acidentes com estes aviões no espaço de seis meses.

“Compreendemos que agências regulatórias e clientes tomaram decisões que eles acreditam que são as mais apropriadas”, destaca a Boeing em comunicado após a Agência Europeia de Segurança Áerea (EASA) ter decretado na terça-feira a proibição de voos no espaço aéreo europeu com este modelo.

“Vamos continuar em contacto para garantir que têm toda a informação necessária para terem confiança nas suas frotas”, declara a companhia norte-americana.

Para já, a autoridade aérea norte-americana (FAA) “não está a emitir novas diretivas neste momento, e baseado na informação atualmente disponível, não temos qualquer facto novo para emitir” às companhias aéreas.

O regulador europeu suspendeu na terça-feira todos os voos do Boeing 737 Max 8 nos céus da Europa, no seguimento do trágico acidente da Ethiopian Airlines.

sta suspensão inclui Portugal também por estar abrangido às regras do regulador EASA. “Após o trágico acidente do Ethiopian Airlines, envolvendo um Boeing 737 Max 8, a Agência da União Europeia para a Segurança na Aviação (EASA) está a tomar todos os passos necessários para garantir a segurança dos passageiros”, pode-se no ler no comunicado do regulador emitida na tarde de terça-feira.

“Como medida de precaução, a EASA publicou hoje uma diretiva (…) efetiva a partir das [19 horas de Lisboa], suspendendo todas as operações de voo de todos os Boeing Model 737-8 Max e 737-9 Max na Europa”, segundo a EASA.

Além do acidente da companhia aérea da Etiópia, houve um outro acidente em outubro de 2018 com o mesmo modelo de avião que vitimou 189 pessoas na Indonésia, da Lion Air. No espaço de cinco meses, mais de 300 pessoas morreram vítimas de acidentes neste modelo da Boeing.

Em Portugal, entre as diversas companhias aéreas nenhuma usa este modelo, segundo a informação disponível nos respetivos sites das transportadoras.

Das dezenas de companhias aéreas que detém 737 Max 8 nas suas frotas, apenas quatro operam em Portugal. São elas a polaca Enter Air, a marroquina Royal Air Maroc, a checa Smartwing e a turca Turkish Airlines.

Um Boeing 737 Max-8 da Norwegian esteve retido na terça-feira no aeroporto do Funchal. O avião já descolou de regresso a Oslo, mas apenas com a tripulação, ficando os passageiros em terra, avança o Diário de Notícias da Madeira.

https://jornaleconomico.pt/noticias/ultima-hora-regulador-europeu-suspende-todos-os-voos-do-being-737-max-8-nos-ceus-de-portugal-e-europa-421262

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.