[weglot_switcher]

8ª edição do concurso Vinhos de Portugal decide esta sexta-feira os vencedores entre mais de 1.400 propostas

Na noite desta sexta-feira ficarão a ser conhecidos os melhores vinhos nacionais do último ano.
21 Maio 2021, 19h47

A 8ª edição do concurso Vinhos de Portugal vai anunciar hoje, dia 21 de maio, a lista de vencedores dos melhores vinhos nacionais, de entre mais de 1.400 vinhos concorrentes.

O concurso deste ano, em versão virtual, arrancou a 17 de maio em Santarém e culmina hoje, sexta-feira, com uma cerimónia, em Setúbal, no Convento de Jesus.

Na primeira fase, foram 1.408 os vinhos que se encontraram em avaliação da 8ª edição do Concurso Vinhos de Portugal, numa iniciativa que arrancou no passado dia 17 de maio.

Nessa fase, e ao longo de três dias, os vinhos inscritos foram avaliados por 134 jurados nacionais e internacionais, especialistas em vinhos portugueses e internacionais, entre os quais enólogos, ‘sommeliers’, jornalistas, ‘wine educators’ e outras profissões ligadas ao sector.

Entre os especialistas internacionais que integraram o painel de avaliação do júri regular, responsável por avaliar os vinhos na primeira fase do concurso, a decorrer no CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, destacam-se o estónio Rain Veskimae, a britânica Emily Rowe, a canadiana Élyse Lambert MS, o americano Erik Segelbaum e a mexicana Claudia Treviño.

Esta quinta e sexta-feira, o grande júri reuniu em Setúbal, para a segunda fase do concurso, selecionando os ‘Grandes Ouros’ e os ‘Melhores no Ano’.

Os vencedores serão divulgados na cerimónia de entrega de prémios, que decorrerá em formato ‘online’ nas redes sociais Wines of Portugal, no dia 21 de Maio, no Convento de Jesus, em Setúbal, estando confirmada a presença no evento do secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho.

A par da gala de entrega de prémios, realizar-se-á a 2ª edição do ‘Prémio Personalidade do Ano’, que visa distinguir personalidades internacionais que têm contribuído para a afirmação dos vinhos portugueses nos mercados europeu, asiático, africano e americano.

O Concurso Vinhos de Portugal é uma iniciativa da ViniPortugal “que pretende ser um ponto de encontro e de troca de experiências entre produtores e especialistas de todo o mundo, reafirmando a aposta na produção nacional de vinho de qualidade com o intuito de se afirmarem enquanto produtos de excelência nos mercados de exportação”, de acordo com um comunicado da organização.

Recorde-se que a ViniPortugal é a associação interprofissional dos vinhos de Portugal e tem como missão promover a imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos por excelência, valorizando a marca ‘Vinhos de Portugal/Wines of Portugal’, contribuindo para um crescimento sustentado do volume e do preço médio dos vinhos portugueses.

São associados-fundadores da ViniPortugal oito associações profissionais: ACIBEV, ANCEVE e AND (representação do comércio), CAP, FENADEGAS, FENAVI e FEVIPOR (em representação da produção) e ANDOVI (representação de regiões demarcadas).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.