O presidente da comissão executiva da Caixa Geral de Depósitos (CGD) disse esta quinta-feira que, para desenvolver o turismo nacional, é necessário haver sustentabilidade económica, que se consegue sobretudo com o aumento da procura em todo o território – tirar os turistas apenas do litoral – e crescer em valor (receitas).
“Portugal tem tido um crescimento notável no turismo, com um aumento no número de visitantes. Este sector tem um grande potencial de crescimento e pode impulsionar a economia do país”, afirmou Paulo Moita de Macedo, no mais recente “Encontro Fora da Caixa”, organizado pela CGD e do qual o JE é media partner.
Paulo Macedo mostrou vários gráficos para confirmar que existe uma correlação entre o investimento e o crescimento das economias, a “grande” heterogeneidade entre países no nível de crescimento do PIB (por exemplo, Portugal e a Letónia investiram cerca de 25% do PIB ao longo da década, mas a Letónia cresceu quase três vezes mais rápido) e que apenas 27%, portanto menos de um terço, das diferenças no crescimento são explicadas por diferenças no nível de investimento.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com