[weglot_switcher]

A Economia Regional

O modelo a seguir, deve ser a maior tributação do sector do Turismo, na perspectiva em que tem representado a exploração da população madeirense, baixos salários, condições precárias e pouco contributo para a redistribuição da riqueza na Ilha.
30 Julho 2018, 07h15

A economia regional, tem como principal segmento o Turismo, depende também drasticamente quanto mais não seja por ser uma Ilha, da política de transportes , e depois existem algumas nuances que vão desde os Serviços até à Agricultura subsidiada, e claro também a área em que o comum dos mortais pode influir, a criação de um pequeno negócio de espécie quase familiar que até pode ter sucesso, mas que pouco ou nada  conta para as estatísticas. (entrariam aqui outras áreas, como também a análise do CINM, mas por agora, grosso modo fiquemo-nos por esta análise).

O modelo a seguir, deve ser a maior tributação do sector do Turismo, na perspectiva em que tem representado a exploração da população madeirense, baixos salários, condições precárias e pouco contributo para a redistribuição da riqueza na Ilha.

Impôe-se uma legislação sobre o Turismo, que beneficie os Madeirenses, incentivos fiscais a quem crie emprego melhor remunerado, e no oposto para quem apenas se serve do Turismo, uma tributação agravada.

E já que estamos neste ponto, não era de todo desmedido que no processo, os madeirenses recuperassem alguma parte da orla costeira.

Relativamente aos transportes, a nível das mercadorias, toda a discussão acabaria, quando se compreendesse que é de interesse público que as mercadorias que aqui chegam tenham o preço mais reduzido possível.

Os Transportes devem ser matéria da Tutela do Governo Regional; os Administradores da economia regional devem ser os Governantes e não empresários por mais qualificados que sejam.

Com isto não se quer matar o empreendedorismo, mas sim defender o interesse de toda a população relativamente a um sector estratégico para a economia.

A estratégia política para a área económica é inexistente, entregou-se a economia regional, pelo menos no que ao Turismo e Transportes de mercadorias diz respeito.

Não creio que se possa qualificar de empreendedorismo, a actividade de deter monopólios naturais e exercer funções que são ou deveriam ser da responsabilidade dos Governos.

Post Scriptum

Não será a taxa turística um modo fidedigno de aferir estatisticamente o número de entradas na RAM, e assim começar a entender a dimensão financeira deste sector?

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.