[weglot_switcher]

“A emissão de dívida europeia é rampa de lançamento para a recuperação económica”, defende João Leão

A União Europeia fez hoje uma emissão de Obrigações NGEU (Next Generation EU) com data de vencimento em julho 2031. A emissão de 20 mil milhões de euros foi colocada com um spread das taxas mid swap a 10 anos subtraída de 2 pontos base. O objetivo da Comissão Europeia para este ano é de financiar-se em 80 mil milhões.
15 Junho 2021, 17h48

O ministro das Finanças reagiu à emissão de 20 mil milhões a 10 anos feita pela União Europeia conhecida esta terça-feira. “A emissão de dívida europeia é rampa de lançamento para a recuperação económica”, defende João Leão.

“A União Europeia registou hoje um momento inédito com a primeira emissão conjunta de dívida para financiar o programa NextGenerationEU, o mecanismo extraordinário de emissão de dívida europeia que colocará à disposição dos Estados-membros 800 mil milhões de euros para financiar os Planos de Recuperação e Resiliência dos países”, refere o Ministério das Finanças, que adianta que esta “é uma peça central na resposta europeia à crise provocada pela Covid-19 e a rampa de lançamento para a recuperação económica dos Estados-Membros”.

A União Europeia fez hoje uma emissão de obrigações NGEU (Next Generation EU) com data de vencimento em julho 2031. A emissão de 20 mil milhões de euros foi colocada com um spread das taxas mid swap a 10 anos subtraída de 2 pontos base.

A colocação foi um sucesso com a procura a superar os 142 mil milhões de euros.

Foram colocados 20 mil milhões de euros nesta primeira emissão, a uma taxa de 0,086%. “A procura superou 142 mil milhões de euros e foi sete vezes superior à oferta. Este forte apetite dos investidores pelas novas obrigações contribuiu para reduzir a primeira indicação de preço em 3 pontos base”, considera João Leão.

“O resultado desta emissão é indicativo do sucesso do programa de emissões que agora se iniciou e da confiança dos mercados no NextGenerationEU”, adianta o governante português.

“O arranque do NextGenerationEU reafirma o forte compromisso da União Europeia para uma recuperação sustentável, verde e digital. O dia de hoje é um marco para a nossa história europeia, pela solução sem precedentes de resposta comum à crise”, invoca João Leão.

“A emissão de hoje dá-nos a garantia de que o dinheiro vai começar a chegar às economias muito em breve, o que juntamente com a aprovação dos primeiros Planos de Recuperação já no decorrer desta semana, permitirá aos Estados-Membros começar a implementar os investimentos e reformas necessárias para a recuperação económica”, exalta o ministro.

“Após a ratificação da Decisão de Recursos Próprios por todos os Estados-Membros em tempo recorde, estamos muito satisfeitos por termos conseguido dar mais este passo durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia”, conclui o ministro de Estado e das Finanças e presidente do Ecofin.

A primeira emissão de dívida ao abrigo do ‘Next Generation EU – que é um pacote de recuperação para apoiar os Estados-membros atingidos pela pandemia e será dotado de um montante total de 750 mil milhões de euros – foi ainda comentada pelo analista do Banco Carregosa. Filipe Silva referiu que a “forte procura é justificada pelo interessante prémio que a emissão teve versus outras com risco semelhante”.

“O objetivo da Comissão Europeia para este ano é de financiar-se em 80 mil milhões, a distribuição desta liquidez deverá começar a ocorrer a partir de agosto e é mais um importante passo para a recuperação da economia europeia”, diz Filipe Silva.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.