Lançada pelo Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade (IASB), esta nova norma destina-se, sobretudo, a melhorar a transparência e a comparabilidade entre empresas que alugam e compram os seus ativos.
O que vai mudar efetivamente?
De acordo com a norma IFRS 16, o reconhecimento dos contratos de aluguer operacional no balanço terá um efeito positivo no EBITDA. No entanto, poderá afetar alguns rácios financeiros, nomeadamente, os rácios de solvência e alavancagem.
A propriedade e o aluguer de grandes ativos – como por exemplo, edifícios – serão os pontos com maior impacto financeiro, sendo que o aluguer operacional de veículos terá um impacto muito reduzido.
A par desta mudança no balanço, as empresas verão também uma mudança na classificação da demonstração de resultados, passando a reconhecer a componente de amortização e juros em custos financeiros, mas mantendo-se a componente de serviços em custos operacionais.
A transição para a nova norma irá também implicar uma maior carga administrativa, pelo que é aconselhável que as empresas comecem já a preparar as adaptações necessárias às suas políticas de contabilidade, gestão de informação, processos e sistemas informáticos, para que possam estar em conformidade com os novos requisitos.
Motivos para preocupações?
Não! O renting continuará a permitir que os seus clientes contem com previsibilidade nos custos de mobilidade, com uma redução dos riscos dos custos operacionais e de valor residual, com uma gestão e manutenção eficientes e flexibilidade operacional.
Os valores capitalizados nos contratos de renting serão significativamente inferiores aos valores da propriedade dos veículos. Por isso, o renting continuará a ter vantagens indiscutíveis.
Em resumo:
Para apoiar os seus clientes e parceiros a cumprir com os novos requisitos, a LeasePlan está já a trabalhar no sentido de tornar a transição o mais suave possível, fornecendo toda a informação necessária e aconselhamento em tempo útil.
Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com a LeasePlan.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com